Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cidades brasileiras se preparam para turismo de inverno

País continental, o Brasil oferece belezas naturais e climas para todos os gostos. Quem é de dias ensolarados e céu azul encontrará abundância de dias com essa “roupagem” nos litorais norte e nordeste do Brasil. Já quem busca lugares frios no Brasil tem à disposição algumas cidades do sudeste e no sul do Brasil. Até mesmo quem procura neve a encontra em alguns anos (nem todos os invernos trazem essa possibilidade).

As cidades brasileiras que vivem de turismo do frio buscam oferecer um calendário atrativo também para outros períodos do ano.

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, oferece opções durante todo o ano. Datas comemorativas, como a Páscoa, tem uma programação especial. Para 2022, a expectativa é de que 300 mil pessoas visitem a cidade.

Mas nem só de Gramado e Canela vive o turismo de outono-inverno. O cenário pós-vacina deve incrementar a procura por “cidades frias” no Brasil.

Para quem tem disponibilidade flexibilidade, é importante ficar de olho no calendário. A qualquer notícia de uma “frente fria” rigorosa, é hora de colocar as malas no carro e partir.

PREPARAÇÃO - Para quem vai viajar no frio, a preparação é fundamental. Roupas que oferecem uma boa proteção térmica são essenciais. Nada de moletons ou malhas de manga comprida. Roupas de lã, casacos impermeáveis e acolchoados, luvas, gorros, cachecóis, meias e botas são kit essencial para uma estadia sem contratempos.

Se estiver muito frio, os conjuntos de tecido sintético conhecidos como segunda pele são também opções. O tecido "fleece'' é outro que ajuda a aquecer. E não se esquecer dos guarda-chuvas e casacos corta-vento e impermeáveis. Eles são de grande utilidade em dias instp

VIAGEM DE CARRO - Para quem vai de carro, nem é preciso falar da revisão pré viagem. Além de necessária para qualquer destino mais longo, nos lugares de frio intenso, todo cuidado é pouco.

Pneus carecas? Nem pensar. em dias de chuvas persistentes, os carros podem derrapar em uma freada repentina. São nesses momentos que muitos acidentes ocorrem, colocando em risco a integridade do veículo e dos próprios ocupantes.

Importante manter cheio o recipiente de partida a frio. Isso garante uma partida fácil nos dias muito frios e exige um menor desgaste da bateria, motor de arranque e alternador.

SAÚDE - Dias frios também pedem saúde em boas condições: fortalecer a imunidade ajuda a se proteger contra o contágio das doenças de inverno.

A permanência em ambientes fechados facilita a propagação do vírus da gripe, por exemplo. Para pessoas com o sistema imune mais frágil, vale considerar tomar uma vacina para se proteger.

Também é importante considerar os produtos que ajudam a pele, como cremes hidratantes e protetores labiais (os lábios podem ressecar e rachar com o frio). Investir em alongamentos antes de passeios longos também ajudam a evitar sintomas como o corpo dolorido no dia seguinte. Principalmente para quem não está habituado a terrenos acidentados que alguns lugares podem ter.

Feitos todos os preparativos e tomados todos os cuidados, é o momento de partir e curtir. Vinho em volta da lareira, fondue, sopas e caldos, chocolate, passeios pela natureza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias