Home / Cotidiano

COTIDIANO

TSE registra recorde de novos eleitores entre jovens de 15 e 18 anos nos últimos três meses

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou um recorde no número de cadastros de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o título de eleitor no primeiro trimestre do ano.

Entre janeiro e março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária, um crescimento de 58,7%. Nas eleições de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente, na mesma época.

Leia também: Bolsonaro debocha de sósia que virou jacaré em desfile de carnaval: "Apresentação ruim"

Para o cientista político e analista do TSE, Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores.

“A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números”, disse.

Leia também: Após anunciar saída da TV Globo, Galvão Bueno assina com Play9

“Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso”, analisa.

A data-limite para emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor termina no próximo dia 4 de maio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias