Home / Cidades

CIDADES

Governo de Goiás amplia inscrições do Aluguel Social em Itumbiara

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), está ampliando as inscrições para o programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social em Itumbiara, no Sul do Estado. O primeiro evento de entrega dos cartões na cidade está programado para a próxima semana, mas ainda há tempo para interessados se inscreverem. O prazo, porém, é curto, já que depois da inscrição, os habilitados precisam entregar os documentos para serem convocados a receber o benefício. As inscrições devem ser feitas no site da Agehab no endereço www.agehab.go.gov.br.

Com a previsão de contemplar 40 mil famílias, o Aluguel Social garante segurança habitacional imediata às famílias endividadas e que ainda não têm moradia própria. Os recursos são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) dentro do programa Goiás Social.

Para o presidente da Agehab, Pedro Sales, o programa reflete a sensibilidade do Governo de Goiás em atender aos mais prejudicados com a crise econômica e sanitária causada pela pandemia da Covid-19. “Continuamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para agilizar o cadastro e aprovação das famílias, sem perder de vista a seriedade da análise da situação de vulnerabilidade. Estamos atendendo quem realmente precisa”, afirma Sales.

O auxílio do Aluguel Social é concedido pelo prazo de 18 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. Ao longo do tempo da concessão, há acompanhamento social, com estímulo para recolocação no mercado de trabalho. A atuação do Governo de Goiás é correlacionada a outras ações de políticas sociais para qualificação profissional, empreendedorismo, geração de renda, planejamento e educação financeira.

A Agehab já entregou cartões do Aluguel Social para mais de 18 mil famílias em diversos municípios. Neste momento, são 49 cidades goianas que estão recebendo o programa em diferentes níveis de execução. Na maior parte delas, as inscrições seguem abertas ou em fase de entrega de documentação dos aprovados convocados.

Requisitos
Os requisitos básicos para ingresso no programa são: inscrição no CadÚnico no município do aluguel, ser maior de 18 anos ou emancipado e morar no município há, no mínimo, três anos. A prioridade é para pessoas e famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Alguns grupos também têm prioridade, como estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem), vítimas de violência doméstica e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

Além disso, é preciso se enquadrar, em ao menos, um requisito específico, como: situação de moradia improvisada; ter perdido financiamento imobiliário em virtude do não pagamento das parcelas; utilizar valor igual ou superior a 50% da renda no custeio de aluguel ou estar com 75% da renda comprometida com endividamento; ter no núcleo familiar pessoa com deficiência (PCD); ser vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva; família monoparental (somente pai ou mãe).

Fotos: Octacilio Queiroz

Serviço
Assunto: Governo de Goiás amplia inscrições do Aluguel Social em Itumbiara
Onde: www.agehab.go.gov.br
Informações: @agehabgoias ou (62) 3096-5050

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias