Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mais de 60 mil se declararam lésbicas, gays ou bissexuais em Goiás

Pesquisa inédita do IBGE revela que num universo superior a 6 milhões, que é a população de Goiás, 61 mil pessoas se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Segundo a divulgação da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) trata especificamente do quesito autodeclaração da orientação sexual.

A instituição esclarece que antes de qualquer análise dos dados, são importantes algumas considerações: o fato de uma pessoa se identificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por, ou relação sexual com alguém do mesmo sexo. Apesar de recomendado, nem sempre foi possível garantir o preenchimento e a privacidade no momento da entrevista.

Conforme o IBGE, houve maior percentual de respostas “não sabe” e “recusou-se a responder” entre aqueles com menores níveis de instrução e dificuldade em campo com termos como “heterossexual” e “homossexual”; e por ser uma informação sensível e de cunho pessoal, além de gerar desconfiança em relação ao uso do dado e receio do estigma e discriminação, conforme apontado por relatórios internacionais, está sujeita a subnotificação.

Em 2019, dos 5,2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais de idade residentes em Goiás, 5,0 milhões (95,7%) se declararam heterossexuais; 61 mil pessoas (1,2%) se declararam lésbicas, gays ou bissexuais; e 160 mil pessoas (3,1%) se recusaram a responder ou responderam que não sabiam.

Na comparação proporcional com Brasil, não houve diferenças significativas do ponto de vista estatístico das pessoas heterossexuais (94,8%), das pessoas que se recusaram a responder ou que não sabiam responder (3,4%) e das pessoas que se declararam lésbicas, gays ou bissexuais (1,8%).

Na comparação com Goiânia, também não é possível observar diferenças significativas, tanto de pessoas que se declararam heterossexuais (96,2%), quanto de pessoas que se auto- lésbicas, gays ou bissexuais (1,8%).

Uma redução comparativa se deu no campo das pessoas que se recusaram a responder ou responderam que não sabiam (2,0%), porém está no mesmo patamar dos resultados de Goiás, dado o intervalo de confiança da amostra.
Estimativas da orientação sexual
O IBGE também fez um levantamento das estimativas da população de homossexuais ou bissexuais obtidas em inquéritos domiciliares de base populacional realizados em outros países, sendo considerados apenas aqueles que utilizaram o conceito da orientação sexual com base na auto-identificarão da população adulta.

É possível notar que o percentual de pessoas homossexuais ou bissexuais do Brasil, segundo a PNS 2019, situou-se abaixo do verificado nos inquéritos domiciliares realizados na maioria desses países, ainda que os resultados não estejam muito aquém dos demais. No caso da National Health Interview Survey, por exemplo, a investigação da orientação sexual com base na auto-identificação vem sendo realizada, desde 2013, para a população dos Estados Unidos, sob a responsabilidade do National Center for Health Statistics.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias