Home / Cotidiano

COTIDIANO

Por que deve usar verbos de ação em seu currículo?

Se você está criando um currículo ou escrevendo uma carta de apresentação, certamente desejará atrair e reter a atenção dos recrutadores. Existem várias maneiras de fazer isso e de se diferenciar dos outros candidatos, e uma das mais eficazes é usar verbos de ação.

Qual a importância de usar verbos de ação?

As organizações vivem de ação, movimento, de alcançar de metas, pelo que precisam de pessoas com capacidade de agir e fazer a mudança acontecer. Ora, como pode demonstrar isso à pessoa que está lendo seu currículo? A resposta é simples: usando verbos de ação! Utilizando esses verbos, poderá demonstrar e caracterizar suas realizações nas experiências laborais ou educativas passadas e presentes, bem como aquilo que você deseja para o futuro. Os verbos de ação também transmitem a ideia de que você é uma pessoa ativa.

Além de sua importância para demonstrar que você é a pessoa certa para o cargo, os verbos de ação também são relevantes para os sistemas de rastreamento de candidatos. Estes são programas informáticos, muito usados pelas empresas atualmente, que fazem a leitura automática dos currículos e caracterizam os candidatos pelas palavras-chave que usaram em seus currículos. Frequentemente, um dos tipos de palavras-chave que esses sistemas detectam são os verbos de ação. Portanto, usando esses verbos, seu currículo terá mais chances de ser encontrado pelo recrutador.

Tipos de verbos de ação relevantes

No que se refere a construir um currículo, podemos agrupar os verbos de ação mais importantes em 6 categorias diferentes. Usar essas palavras pode fazer toda a diferença e tornar seu currículo mais apelativo.

  1. Liderança

Se tem experiência como líder, pode usar palavras como “liderei”, “coordenei”, “organizei” ou “dirigi”. Se você está se candidatando a um cargo de liderança, ainda que seja apenas para liderar poucas pessoas, deverá incluir esses verbos de ação em seu currículo que lhe darão mais chances de ser chamado para uma entrevista.

  1. Poupança

Todas as empresas procuram diminuir os custos para se tornarem mais eficientes. Aproveite isso e use palavras como “poupei”, “economizei” ou ”reduzi” para mostrar que se preocupa com a situação financeira das empresas onde trabalha.

  1. Iniciativa

Ter iniciativa é fundamental no mundo empresarial e demonstra autonomia, confiança e a capacidade de mudar as coisas para melhor. Pode demonstrar essa qualidade através de verbos de ação como “criei”, “iniciei” ou “implementei”.

  1. Apoio

Em um conjunto de pessoas que compartilham o mesmo objetivo, há sempre momentos em que é necessário cooperar e ajudar os outros para que o trabalho e os projetos sejam concluídos com sucesso. Mostrará essa qualidade usando expressões como “aconselhei”, “ajudei”, “auxiliei”, “assisti” ou até “ensinei”.

  1. Realizações

Nunca deixe de referir suas realizações e conquistas. Faça-o usando expressões como “venci”, “obtive” ou “ganhei” e mostre que ao recrutador que, se você conseguiu alcançar essas realizações no passado, certamente também as poderá realizar no futuro.

  1. Mudança

Se você mudou algo para melhor em seu emprego atual ou anterior, poderá referir isso usando palavras como “inovei”, “transformei”, “atualizei” ou “modifiquei”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias