Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dia mundial do emoji: ‘Eles trazem engajamento e chamam mais a atenção’

Criados há mais de 20 anos, os emojis evoluíram de diferentes formas até chegar aos padrões atuais e se tornarem bastante populares nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Glenda Rodrigues que é analista de relações públicas em uma agência de marketing, explica que os emojis funcionam de uma forma mais eficaz no engajamento quando a pessoa ou empresa realmente sabe para quem quer comunicar.

“Além disso, quando a gente utiliza esses emojis, a gente tira um pouco daquela noção de uma comunicação robotizada e deixa uma comunicação mais humana e isso acaba gerando um melhor engajamento devido à forma como as pessoas interagem com aquela conta, porque não vai ver só um texto, uma legenda, um post, vai ter um emoji direcionando, algo que gera uma emoção a mais e chama mais a atenção”, afirma Glenda.

Para as pessoas que buscam divulgar a sua marca, produto, serviço nas redes sociais, Glenda afirma que os emojis podem auxiliar na tentativa de deixar o texto mais atraente para gerar maior interesse no público.

“Primeiro passo, é importante que a empresa conheça o seu público antes de tudo e quando começar a utilizar o emoji de forma coerente, o engajamento melhora porque as pessoas passam a ter mais fluidez e mais facilidade de compreender a estrutura do texto, da legenda e da informação que eles querem passar. Além disso, é interessante lembrar que legenda nunca pode ser grande demais, então os emojis eles podem substituir certas palavras, mas é importante analisar o contexto da frase e de todo o texto pra ver se é coerente”, destaca Glenda.

Segundo a profissional, os emojis trazem uma melhor forma de apresentação do conteúdo, gera interesse e faz com que a pessoa saiba onde começa e onde termina o texto. Porém se usados em excesso, fica sem sentido.

“E aí pode recair o engajamento, porque a pessoa tem que saber que utiliza para atingir, de certa forma preciso ter um objetivo para utilizar aquilo ali. Não adianta só eu colocar. Muitos emojis não é bom, pois, fica parecendo que fez de qualquer jeito. Sem nada também não é bom, mas se você adicionar a quantidade correta e coerente de acordo com o texto, a forma de humanizar é bem mais eficaz e a forma de transmitir a ideia para o seu público de forma coerente é melhor. E assim você vai estar gerando uma conexão”, explica.

No Brasil,o emoji mais usado é o coração vermelho, conforme uma pesquisa realizada pela empresa Crossword Finder.

Mas com tanta opção, a empresária Lorrane Gabriele Camargo da Silva, diz que fica difícil definir qual é o mais usado diariamente.

“Eu uso emojis praticamente em todas as mensagens que mando e todos os posts que faço. Os que mais uso são o apaixonado, coração vermelho, sol, joinha, sorrindo e palminhas. Acho que uso de emojis nas mensagens demonstram atenção à quem está recebendo a mensagem. Diferente do texto sozinho que dá a impressão, pelo menos pra mim, de que a conversa não está muito interessante, afirma a empresária.

José Augusto Melo de Moura diz que para ele, sem os emojis as conversas seriam sem graça. "Mesmo usando razoavelmente, as vezes gosto de expressar alguns sentimentos em conversas com as pessoas", conta.

E você já usou emojis hoje? Dentre as mais de 3,6 mil opções, qual é o seu favorito?

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias