Home / Cotidiano

COTIDIANO

Temperaturas elevadas e umidade do ar baixa devem permanecer em Goiás

As temperaturas altas e a umidade relativa do ar baixa devem permanecer em Goiás pelos próximos meses. Em algumas regiões a umidade do ar pode ficar inclusive abaixo dos 20% conforme os dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO).

O gerente do CIMEHGO, André Amorim, afirmou que os meses de agosto e setembro são os meses que temos as maiores temperaturas. No entanto, ao ser questionado sobre uma onda de calor, ele frisou que no momento não é possível afirmar se vamos ter uma onda de calor que possa chegar por exemplo aos 40ºC, mas que a mesma pode sim chegar aos 34ºC

Outra preocupação mencionada por Amorim, é que com as temperaturas elevadas, teremos na contramão a umidade do ar que vai ser baixa. "No período da tarde a umidade relativa do ar pode chegar aos 8% em algumas regiões, quando o ideal para o ser humano é de 60%", salienta.

Pancadas de chuva em Setembro e período chuvoso tem início após meados de outubro

Existem cidade com mais de 90 dias sem chuvas segundo o gerente do CIMEHGO, e na capital já são mais de 70 dias sem chuva. De acordo com Amorim o modelo de previsão climática usado em Goiás prevê algumas pancadas de chuva em setembro e que o período chuvoso só tem início após o meados de outubro.

De acordo com ele, durante esse período a massa de ar seco, o sol, temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar baixa no período da tarde devem reinar em Goiás.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias