Home / Cotidiano

COTIDIANO

Lula e Bolsonaro vão à posse de Alexandre de Moraes no TSE

Nesta terça-feira, 16, o ministro Alexandre de Moraes tomará posse da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia, marcada para as 19 horas, vai ser realizada no plenário principal do tribunal, que é projetado para receber 500 pessoas.

Enviar convites a chefes do Executivo é praxe em posses de presidentes do TSE, mas a possibilidade de Luis Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro estarem no mesmo evento tem causado estranheza entre analistas políticos.

Encontro entre ex-mandatários e Jair Bolsonaro

Moraes fez questão de convidar todos os ex-presidentes ainda vivos, bem como o atual, para sua posse; Jair Messias Bolsonaro. Dilma Rousseff, Michel Temer, José Sarney e Lula confirmaram presença. Fernando Henrique Cardoso, alegando problemas de saúde, não vai comparecer.

Também estarão presentes deputados, senadores, prefeitos e governadores.

TSE

Órgão máximo da Justiça Eleitoral, o TSE gere, regulamenta, administra e julga as demandas relacionadas às eleições em escala nacional. Para formar o tribunal, é preciso que sejam - no mínimo - sete juízes. É obrigatório que sejam juízes vindos de "lugares diversos" na carreira jurídica.

Presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral são escolhidos entre os ministros do STF que compõem a corte. O tribunal os escolhe a cada dois anos por voto secreto entre seus membros.

Segurança

Uma das preocupações com um evento que reúne tantas autoridades é acerca da segurança; a Corte preparou um reforço em sua equipe.

Histórico de contendas

Jair Messias Bolsonaro alicerçou sua campanha de 2018 em alguns pontos e tirar o PT e seus candidatos do páreo foi um dos assuntos mais discutidos. Luis Inácio Lula da Silva vem afirmando, desde que saiu da prisão em Curitiba, que o governo de direita não está sendo bom para o Brasil, para o povo pobre e o trabalhador de baixa renda.

A assessoria do Planalto ainda não confirmou a presença do presidente ao evento, que também terá a posse de Ricardo Lewandowski como vice-presidente do tribunal. Bolsonaro havia marcado o início de sua campanha à reeleição para amanhã, em Juiz de Fora, cidade de Minas Gerais.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias