Home / Cotidiano

COTIDIANO

Missa italiana e show de Sérgio Reis abrem o 16º Festival Italiano de Nova Veneza, nesta quinta (4)

Após dois anos e três meses de espera, o 16ª Festival Italiano de Nova Veneza começa nesta quinta-feira, dia 4 de agosto. O evento, que tem por objetivo preservar a cultura italiana, deve receber cerca 100 mil pessoas até domingo, dia 7, celebrando os reencontros e a confraternização. Por isso mesmo, o tema da festa nesse ano é “Uma boa massa, um bom vinho e claro, uma boa companhia”.

A realização do evento é da Prefeitura de Nova Veneza, com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. Tem também apoio da Câmara Municipal da cidade, Governo de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura, tendo como correalizador o Sesc-GO.

A programação trará dança, música, muita gastronomia e também passa pela religiosidade tão tradicional na cultura italiana. No total são 35 estantes: três restaurantes, 30 estandes de alimentação e bebida, nove doceterias, 22 pontos de artesanatos. Só a Cozinha da Nonna, por exemplo, que é a cozinha oficial do evento, 45 cozinheiras estarão envolvidas na preparação de cerca de 20 mil porções do cardápio com 20 opções.

Na quinta (4), o evento começa com uma missa realizada simultaneamente em italiano e português às 19 horas de quinta-feira, na Igreja Matriz de Nossa Sra. Do Carmo, sendo celebrada pelo missionário redentorista e vigário do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade, padre Wellington Silva, e pelo religioso polônes que ministra em Nova Veneza, frei Czeslaw Kolpa.

Para tornar a missa ainda mais emocionante, neste ano, a solenidade contará com a apresentação do Coro Italiano Toscanelli, grupo formado pela Associazione Italiana di Goiás (Aigo). Aproximadamente 30 pessoas, compostas por italianos, decentes ou simpatizantes da cultura, farão a apresentação durante a celebração católica.

Show

O ponta da festa na abertura de quinta-feira será o show com Sérgio Reis, às 22 horas. O cantor é neto de italianos e também é uma das grandes vozes do sertanejo raiz, um dos ritmos musicais preferidos dos goianos. O cantor promete animar a noite com o sertanejo, dando o toque italiano em seus maiores sucessos, como “O Mineiro e o Italiano”, de sua autoria, e a versão italiana da música "Menino da Porteira", “Panela Velha”, entre outros. 

O primeiro dia de Festival também contará com a abertura da Cozinha da Nonna, com toda a culinária italiana, e apresentações locais culturais. Programe-se:

QUINTA-FEIRA (04/08/2022)

19:00 – Santa Missa na Igreja da Matriz de Nossa Sra. Do Carmo

19:00 – Abertura da Cantina da Nonna - Praça da Matriz

20:30 – Abertura oficial no palco principal

21:00 – Hino da Itália interpretado pela cantora local Yasmin Passos durante a abertura oficial

21:30 - Apresentação do grupo de dança local

22:00 – Show com Sérgio Reis (Realização SESC-GO)

02:00 – Encerramento

Como chegar a Nova Veneza?
1 - De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio e chega direto à cidade. Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância.

2 - Outra alternativa é seguir pela 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas. De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e a distância é ainda menor: 20 quilômetros.

3 - Para quem vem de Anápolis, a indicação é a GO 222, que parte de Anápolis e segue até Nerópolis, sendo que o visitante deverá passar por dentro da cidade para acessar novamente a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto tem 40 quilômetros é o indicado para quem vem de Brasília também.

4 - Desde 2018, Nova Veneza  ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420. Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias