Home / Cotidiano

COTIDIANO

Para dar visibilidade ao mês de prevenção do suicídio, terapeuta organiza salto de paraquedas em Anápolis

Especialista em saúde mental e terapeuta ocupacional de crianças com autismo, Rejane Damaceno, 37 anos, sabe bem a carga emocional que as mães conhecidas como atípicas - mães que têm filhos com deficiência - precisam lidar no dia a dia.

“Elas sofrem vários abandonos: da família, da sociedade, do Estado. Os níveis de estresse que enfrentam são comparados aos dos combatentes de guerra, segundo estudo do Journal of Autism and Developmental Disorders”, diz a profissional, que lança, no próximo domingo (4/9), o projeto "Um Salto para a Vida", em alusão ao mês Setembro Amarelo e, em especial, a data de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Rejane, que também já viveu na pele quadros de depressão, conta que, a partir de uma experiência com o paraquedismo, conseguiu ressignificar a própria trajetória de vida. A superação pessoal, aliada ao que vê cotidianamente no consultório, a motivou a criar o evento de conscientização, que será realizado no espaço Skydive Cerrado, localizado na Rua Francisco Valois, em Anápolis, entre 9h e 14h.

“A sobrecarga de atividades, quadros de ansiedade e depressão são gatilhos para o suicídio de mães atípicas, que ainda estão inseridas em um contexto de baixos níveis de autocuidado, aumento das doenças cardiovasculares e crescimento no número de mortes por acidente ou homicídio”, detalha. “O suicídio é um tema tabu não só na comunidade autista, mas na nossa sociedade de forma geral; por isso, é extremamente importante debatê-lo”, acrescenta ao informar que, atualmente, a cada 40 segundos, uma pessoa no mundo tira a própria vida.

Fotos: Arquivo pessoal

A especialista destaca que os esportes radicais, como o paraquedismo, podem auxiliar a prevenir a depressão, já que, durante a atividade, há liberação de adrenalina e endorfina, substâncias associadas ao prazer. “‘Um salto para a vida’ visa promover a saúde mental; conscientizar as pessoas a respeito da prevenção ao suicídio; e incentivar a prática esportiva”, ressalta.

Programação
O evento começará às 9h, quando o público será recepcionado ao som do DJ Daniel de Mello; às 10h, está programado o salto de 14 paraquedistas que formarão no ar um laço amarelo - símbolo de prevenção ao suicídio -; sorteios de brindes serão realizados às 11h e, a partir das 11h30, está marcado show com a banda Edu e os Imoraes.

Durante toda a programação, que terminará às 14h, o psicólogo Rodrigo Melo estará presente para tirar dúvidas da população sobre o tema. O evento é gratuito, mas os participantes, caso queiram, podem levar alimento não-perecível, que será doado a alguma entidade social.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias