Home / Cotidiano

COTIDIANO

Profissional de Educação Física e seu trabalho de moldar o corpo para nossa saúde

O nosso corpo precisa ser moldado, pode parecer estranho, essa forma de falar, mas, essa é a verdade, moldamos tanto na parte com nutrientes que se fazem necessários para ele, como na parte física, e há um profissional que tem essa função, o chamado profissional de Educação Física, ou talvez mais conhecido como Personal Trainer por alguns. Ele é o responsável por fazer com o que nosso corpo chegue aos moldes desejados, não apenas pela questão estética, mas principalmente pela questão que envolve nossa saúde.

Além disso, o professor de Educação Física ensina valores como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação. A educação física começou a ser implantada nos currículos acadêmicos nas escolas primárias e secundárias em 1852, a partir do Decreto de Lei nº 630. Os profissionais que atuam nessa área tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar por meio de atividades físicas.

Durante a pandemia, diversas pessoas passaram a se exercitar com mais frequência. Diversos profissionais de educação física fizeram lives para que seus seguidores se exercitassem em casa. Os profissionais dessa área estão diretamente relacionados com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.

Há diversas áreas de atuação em que esse profissional pode atuar e se especializar, além de poder trabalhar em academias, escolas de educação básica ou treinador particular. Ao longo do tempo, nota-se que a busca por profissionais tem aumentado bastante em vista da população estar mais interessada em manter o corpo saudável.

Em entrevista ao DM, Davi Freitas, professor de luta e Personal trainer da academia Delta, em aparecida de Goiânia, nos conta que a procura de novos alunos pós pandemia, foi grande, não tanto por estética, mas sim por questão de saúde e bem estar físico e emocional.

A Auxiliar de Dentista Dila Rodrigues fala que procurou uma academia, por questão de saúde, ela vinha perdendo noites de sono e sentia muitas dores na coluna, assim que começou a praticar exercícios físico teve uma grande melhora tanto física como emocional.

Davi Freitas, também fala da importância de praticar atividades físicas 'vai além da estética' hoje temos uma alimentação muito pobre cheia de substancias que nosso corpo não necessita e atrapalha o funcionamento do nosso corpo, como sal, açúcar e a gordura, com o acumulo essas substancias podem trazer graves problemas de saúde e os principais são : Diabetes, colesterol, hipertensão e problemas cardíacos.

EDSON PEREIRAPERSONAL

O Personal Trainer e professor Edson Pereira lima, afirma que a atividade Física é para todas as idades, os idosos tem um treinamento especifico. A qualidade de vida inicia desde muito cedo, a pratica de exercícios físicos ajuda a combater ansiedade, depressão e principalmente a insônia.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, o Profissional de Educação Física é aquele identificado pelas seguintes denominações:

  • Professor de Educação Física.
  • Técnico Desportivo.
  • Treinador Esportivo.
  • Preparador Físico.
  • Personal Trainer.
  • Técnico de Esportes.
  • Treinador de Esportes.
  • Preparador Físico-corporal.
  • Professor de Educação Corporal.
  • Orientador de Exercícios Corporais.
  • Monitor de Atividades Corporais

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias