Home / Cotidiano

COTIDIANO

TIM lança 5G em Goiânia com cobertura de 130 bairros

A TIM ativou hoje (16/8) a primeira rede 5G Standalone da capital, o chamado 5G puro. A tecnologia estará presente inicialmente em 130 bairros da cidade, beneficiando cerca de 35% da população com a cobertura de quinta geração.

A tecnologia chega após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre os bairros contemplados estão Setor Bueno, Setor Bela Vista, Setor Central, Setor Sudoeste, Jardim São Judas Tadeu, Jardim Goiás, Setor Oeste, Residencial Granville, Jardim América, Residencial Eldorado, Setor Leste Vila Nova, Cidade Jardim, Setor Pedro Ludovico, Setor Sul, Vila Viana, Vila Maria Jose, Alto Da Gloria, Vila Redenção e Serrinha. A lista com todos os bairros está no final do texto.

A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone no Brasil, permitindo que o país se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de se tornar a operadora mais querida do país. A TIM vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil.

“O 5G traz a oportunidade de uma grande transformação tecnológica e social e temos orgulho de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Centro-Oeste. A tecnologia da quinta geração pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G no estado de Goiás e no Brasil e vamos ter a melhor rede 5G do país”, Graciela Berlezi, Diretora Comercial da TIM Brasil no Centro-Oeste.
A TIM é hoje líder em cobertura móvel no país, presente em mais de 5.400 municípios, sendo 216 no estado de Goiás, atendendo 98% da população goiana. O estado foi um dos mais importantes para a TIM no processo de incorporação da Oi Móvel, com mais de 1 milhão de clientes incorporados a sua infraestrutura.

Novas possibilidades para os consumidores
O cliente final poderá conhecer todo o potencial da rede 5G da TIM de forma automática, sem precisar trocar seu TIMChip: basta apenas ter um smartphone compatível com a tecnologia. Quem ainda não tem um modelo 5G consegue aproveitar os descontos vigentes nos canais de vendas da operadora, que alcançam a marca de R$ 3.500 em aparelhos de ponta.

Os clientes pós-pagos da TIM contarão ainda com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, disponível a partir de 18 de agosto. Quem aderir à oferta em até três meses depois do seu lançamento terá gratuidade no uso do pacote por 12 meses. Esse booster 5G oferece ainda navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports. O pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V, além de realidade aumentada e realidade virtual.

Histórico de inovação
Desde 2019 a prioridade da TIM sempre foi habilitar o 5G de forma massiva, e assim, colaborar para a democratização da conectividade e abrir caminho para uma série de benefícios e soluções. A operadora realizou diversos projetos piloto pelo país, com dezenas de parceiros e em diversos segmentos, atendendo aos mais distintos desafios. São exemplos as primeiras aplicações em Brasília, durante o Digital Day; o projeto piloto para o Agronegócio, em Rondonópolis (MT); a rede de testes 5G na linha da montagem da Stellantis, em Goiana (PE); e o case na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro (PI), que foi a primeira propriedade rural a contar com demonstração 5G com drones, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas.

Além disso, a companhia, em associação com instituições tecnológicas e governos locais implantou projetos para transformar cidades e levar o conceito de smart cities para todo o Brasil. Como exemplo, Curitiba (PR) já se conectou ao 5G na frequência 2,3 GHz e foi escolhida para ser cidade-modelo do 5G. Já em Campinas (SP), a parceria com a Prefeitura, o CPqD, a Embrapa e a Unicamp, entre outros, pretende construir uma rede aberta de colaboração e pesquisa na cidade. A ideia é inspirar outras empresas e municípios a impulsionar o ecossistema brasileiro de inovação voltado à tecnologia 5G.

Lista completa de bairros atendidos
A seguir a lista completa com todos os bairros que começam a ter acesso ao 5G nesta terça-feira (16), são eles: Bairro Água Branca, Bairro Alto da Boa Vista, Bairro Alto da Gloria, Bairro da Serrinha, Bairro Feliz, Bairro Góia II, Bairro Nossa Senhora de Fatima, Bairro Nova Suíça, Bairro Recanto dos Funcionários Públicos, Bairro Santa Genoveva, Castelo Branco, Celina Park, Chácara California, Chácara Retiro - Parte 2, Chácara Santa Rita, Cidade Jardim, Conjunto Guadalajara, Conjunto Morada Nova - Parte 1, Conjunto Residencial Cachoeira Dourada, Conjunto Vila Isabel, Gleba - Parte 1, Gleba - Parte 12, Gleba - Parte 13, Gleba - Parte 15, Gleba - Parte 16, Gleba - Parte 18, Gleba - Parte 19, Gleba - Parte 2, Gleba - Parte 24, Gleba IV, Goiânia Dois, Goiânia Dois Setor II, Goiânia Dois Setor III, Jardim Amércia, Jardim da Luz, Jardim das Esmeraldas, Jardim Europa - Parte 1, Jardim Goiás, Jardim Leblon, Jardim Leblon II, Jardim Milão, Jardim Mirabel, Jardim Verona, Loteamento Areião I, Loteamento Goiânia Viva, Loteamento Tropical Verde, Mansões Goianas, Nova Vila, Park Lozandes, Parque Amazonia, Parque Das Laranjeiras, Parque Industrial De Goiânia, Parque Industrial Mooca, Parque Oeste Industrial, Pedro Ludovico, Residencial Alphaville Flamboyant, Residencial Aquarius, Residencial Cid Verde, Residencial Eldorado, Residencial Granville, Residencial Guanabara - Parte 2, Residencial Jose Viandeli, Residencial Manhattan, Residencial Moinho Dos Ventos, Residencial Parque Mendanha, Residencial Vale Das Brisas, Setor Aeroporto, Setor Bela Vista, Setor Bueno, Setor Campinas, Setor Central, Setor Centro Oeste, Setor Coimbra, Setor dos Funcionários, Setor Gentil Meireles, Setor Leste Universitário, Setor Marista, Setor Negrão de Lima, Setor Norte Ferroviário, Setor Norte Ferroviário II, Setor Oeste, Setor Pedro Ludovico, Setor Perilo, Setor Sudoeste, Setor Sul, Setor Urias Magalhaes II, Solar Santa Rita, Vereda Dos Buritis, Vila Abaja, Vila Adelia - Parte 2, Vila Adélia I E II, Vila Alpes, Vila Alto Da Gloria, Vila Americano do Brasil, Vila Ant Abraão, Vila Aurora, Vila Aurora Oeste, Vila Bandeirantes, Vila Bethel, Vila Boa Sorte, Vila Canaã - Parte 2, Vila Cel. Cosme, Vila Dom Bosco, Vila Isaura, Vila Itatiaia, Vila Jardim Pompeia, Vila Jardim São Judas Tadeu, Vila Jardim Vitoria, Vila Luciana, Vila Maria Jose, Vila Maria Rosa, Vila Mauá, Vila Moaris, Vila Mooca, Vila Mutum, Vila Nova, Vila Nova Canaã, Vila Novo Horizonte, Vila Oswaldo Rosa - Parte 1, Vila Oswaldo Rosa - Parte 2, Vila Redenção, Vila Santa Helena, Vila Santa Isabel, Vila Santa Rita, Vila Santa Tereza, Vila São Joao, Vila Sol Nascente, Vila Teófilo Neto, Vila Viana e Vila Xavier.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias