Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dia do Idoso: 'Nós temos vontades e queremos ter voz'

Os idosos representam atualmente 14,7% da população brasileira, ou seja, 31,2 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por esse motivo, no Dia Mundial dos Idosos, as Nações Unidas buscam conscientizar sobre a importância da inclusão e combater estereótipos, preconceitos e discriminação associados à população mais velha.

"Posso dizer após longos anos acompanhando de perto os idosos, também sendo uma pessoa de 71 anos, que a única coisa que esperamos de todos é respeito, apesar da idade nós temos vontades, queremos ter voz. Ouçam, respeitem e amem todos que vieram antes de vocês", diz a orientadora dos idosos de Aragoiânia, Marlene Lopes.

Para ela, a função principal do Estatuto do Idoso é ser como carta de direitos e meio de controle do Poder Público, em relação ao melhor tratamento do idoso e educação cidadã. "O respeito e a luta pela dignidade das pessoas acima de 60 anos é o ponto de partida do Estatuto do Idoso", afirma Marlene.

Segundo a profissional, para garantir inclusão e dar espaço aos idosos, o município promove o encontro semanal do Idoso. Um espaço simples, mas que permite os mesmos a se divertirem através da dança, da escuta de música, e principalmente encontrar os conhecidos e amigos", explica Marlene.

Para Francisca, uma das participantes do encontro semanal, essa reunião é um momento de lazer que possibilita conversas e muita diversão.

"Encontramos com pessoas que não vemos e conversamos há muito tempo. Temos dança, bingo, lanche e passeios. Por isso, essa reunião é muito importante para nós idosos, pois, é uma distração, um relaxamento, uma terapia. Assim como eu, existem muitas pessoas ali, que se sentem desprezadas, porque as pessoas não dão atenção para elas, e não as valorizam em casa. Na reunião somos tratados iguais e eles valorizam cada um de nós. Então, eu tenho certeza que todos se sentem vivos ali, se sentem gente, porque é muito bom ser e fazer aquilo que gosta", afirma Francisca.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias