Home / Cotidiano

COTIDIANO

Internet: Consumo excessivo, seus golpes e como evitá-los

A internet está intimamente ligada com a vida pessoal e profissional das pessoas e é indiscutível falar que ela facilitou e facilita a vida de muitos, com isso, a quantidade de horas que as pessoas passam em sites de comparas, aplicativos e em redes sociais para trabalhar de casa é absurdamente inexplicável.

Quem cogitaria a hipótese de levar uma vida minimamente normal, sem a comodidade de poder resolver boa parte das obrigações e problemas pela internet?

As pessoas estão vivendo mais conectadas através da internet que presencialmente, no trabalho, nos ensinos, em um restaurante, no mercado, enfim. Tudo o que dependia da presença física e o que não dependia, adaptou-se ao novo modelo on-line.

Desde o início de 2020 a dinâmica comercial do mundo mudou drasticamente: aglomerações em lojas físicas proibidas, pesquisas de preço entre o centro da cidade e shopping center impossíveis, sendo que a única possibilidade de compras seguras sem sair de casa em respeito à quarentena e isolamento social foi o consumo digital.

Os golpes mais comuns da internet e como podemos evitá-los

Com a internet conseguimos de forma muito mais ágil e fácil realizar transações financeiras, fazer compras, ir atrás de uma renda extra, além de muitas outras tarefas. O mundo online, porém, como em qualquer outro ambiente, é propício para criminosos que se aproveitam da nossa distração, ou falta de conhecimento, para cometer delitos. A boa notícia é que com algumas atitudes simples conseguimos reduzir muito a possibilidade de cairmos em golpes.

WhatsApp clonado

Este é provavelmente o golpe online mais comum nos dias de hoje. Neste tipo de golpe, o criminoso se passa por alguma entidade de credibilidade, como empresas famosas ou que frequentamos, órgãos governamentais, e até mesmo, o próprio WhatsApp, e entram em contato com a vítima oferecendo alguma vantagem, como promoção ou prêmio ganho em sorteio.

Para evitar que sejamos vítimas dessas práticas, podemos adotar procedimentos simples como a verificação em duas etapas, em que é criada uma senha para poder acessar o aplicativo, e o hábito de nunca compartilhar o código de verificação com quem quer que seja.

Falso site

Na tentativa de pegar dados do cartão de crédito, ou mesmo receber pagamentos, outra estratégia dos golpistas é criar sites falsos de lojas, bancos, órgãos governamentais, etc. Nessa prática, os criminosos criam um website muito semelhante ao de grandes entidades e oferecem algum serviço ou desconto para atrair as pessoas.

Para evitar esse golpe, o mais importante é desconfiança e atenção. Fique atento à URL do site em que você fornece seus dados – se for falso, geralmente terá extensões incomuns dos habituais “.com” ou “.com.br”. Em caso de dúvida, pesquise o nome da prestadora de serviços no Google

PIX

Por ser recente, muitos criminosos se aproveitam da falta de conhecimento da população em geral para praticar delitos relacionados ao uso do Pix. Um golpe recorrente é o chamado “bug do pix”, em que o golpista dissemina nas redes sociais que o serviço está com uma falha, na qual, se você transferir dinheiro em uma chave descrita por ele, receberá em dobro na própria conta. Essa chave, claro, é da conta do próprio criminoso.

Prevenisse sempre, jamais faça Pix a desconhecidos esperando receber alguma compensação por isso.

Dinheiro com segurança

Muitas vezes, nossa vontade de resolver de forma rápida alguma questão financeira nos deixa suscetíveis a algum tipo de golpe virtual. Mas existe uma forma segura para você emprestar ou receber empréstimos.

Leia Também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias