Home / Cotidiano

COTIDIANO

A utopia da "ideologia de gênero"

Especialista explica que a pauta passou a ser um mote do conservadorismo para atacar direitos LGBTQIA+ e agendas feministas

Imagem ilustrativa da imagem A utopia da "ideologia de gênero"

A ideologia de gênero tem sido um tópico polêmico e altamente debatido nos últimos anos. Com a crescente conscientização sobre a diversidade de gênero e sexualidade, muitas pessoas têm levantado questões sobre como a sociedade deve abordar a identidade de gênero e orientação sexual.

Enquanto alguns defendem a importância de reconhecer e respeitar a diversidade, outros argumentam que a ideologia de gênero ameaça valores tradicionais e pode ser prejudicial para crianças e jovens. Diante dessa controvérsia, muitos países têm enfrentado debates acalorados sobre políticas e legislações relacionadas à ideologia de gênero.

Segundo a professora de Direito Anne Caroline Fernandes, falar em ideologia de gênero nada mais é que pensar os imaginários sociais que constroem papéis de gênero em nossa sociedade num contexto social determinado.

"Ocorre que alguns personagens políticos e até mesmo religiosos se apropriaram pejorativamente do termo e começaram a deturpar o conceito pelos idos da década de 1990. Assim, isso passou a ser um mote do conservadorismo para atacar direitos LGBTQIA+ e agendas feministas", afirma a professora.

Mas afinal, o que é ideologia de gênero?

O termo "ideologia de gênero" é usado por alguns grupos conservadores para se referir a uma suposta teoria que propõe a eliminação das diferenças biológicas entre homens e mulheres, e a promoção de uma suposta "confusão" de identidades de gênero. No entanto, é importante destacar que o termo "ideologia de gênero" não é reconhecido ou utilizado por acadêmicos, especialistas em gênero ou profissionais da área da saúde.

O que existe são estudos e teorias sobre gênero, que buscam entender como as identidades de gênero são construídas socialmente e como as normas de gênero afetam as pessoas em suas vidas cotidianas. Esses estudos não têm a intenção de eliminar as diferenças biológicas entre homens e mulheres, mas sim de mostrar como as construções sociais de gênero afetam a vida das pessoas, promovendo desigualdades e discriminações.

É importante ressaltar que a identidade de gênero é diferente da orientação sexual. Identidade de gênero se refere à forma como a pessoa se vê e se identifica em relação ao gênero, enquanto orientação sexual se refere à atração afetiva e sexual que a pessoa tem por outras pessoas. Ambas são aspectos fundamentais da individualidade de cada pessoa e devem ser respeitadas e valorizadas.

Anne afirma que "ao associar questões como o direito à reprodução das mulheres, o aborto, a homossexualidade e o casamento entre pessoas do mesmo sexo a uma perspectiva negativa e atribuir a conotação pejorativa da expressão "ideologia de gênero", o Vaticano desencadeia um verdadeiro combate moral pela igreja".

"Além disso, um discurso político que vem associando o sexo masculino à virilidade e potencial protetor da nação ganhou espaço no cenário eleitoral ocidental. Toda essa articulação busca desarticular séculos de luta por garantia de dignidade e direito de existir, ter acesso à saúde, à educação, ao trabalho, de milhares de pessoas que se inserem na luta LGBTQIA+ e mesmo nas lutas por equidade de gênero, de modo geral", ressalta Anne.

A luta pela igualdade entre os gêneros é de extrema importância em uma sociedade justa e democrática, pois busca eliminar a discriminação e o preconceito de gênero, promovendo a equidade e o respeito entre homens e mulheres, bem como entre todas as pessoas independentemente de sua identidade de gênero.

A igualdade de gênero é um direito humano fundamental e está estabelecida em diversos tratados e convenções internacionais, assim como em muitas constituições nacionais. Ainda assim, a desigualdade de gênero persiste em muitas partes do mundo, manifestando-se em diversas formas, como diferenças salariais entre homens e mulheres, violência de gênero, falta de acesso à educação e oportunidades de trabalho, dentre outras.

A luta por igualdade de gênero visa, portanto, garantir a plena participação e contribuição de todas as pessoas na sociedade, independentemente de seu gênero, e promover a justiça e a equidade. Além disso, a igualdade de gênero é essencial para o desenvolvimento econômico e social sustentável, já que a exclusão de mulheres e pessoas LGBTQIA+ do mercado de trabalho e de outras esferas da vida social implica em uma perda significativa de talentos e potenciais.

"Lutar por justiça social é lutar pelo direito de existência de todos, por aqueles mais atacados em discursos de ódio a uma deturpada "ideologia de gênero ", finaliza a professora.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias