A Vaquinha mudou de nome
Redação DM
Publicado em 19 de novembro de 2015 às 18:55 | Atualizado há 6 mesesPor Max Egito
O Crowdfunding, termo em inglês para financiamento coletivo, iniciou como um modelo de economia colaborativa, para qualquer pessoa poder arrecadas fundos. Idealistas, artistas, empreendedores, e outros, o utilizam essas plataformas para tirar seus projetos do papel. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio ou um projeto.
Após quase cinco anos do lançamento das primeiras plataformas no país, o cenário do crowdfunding brasileiro está alcançando alguma estabilidade. Das cerca de 80 plataformas que já testaram o modelo por aqui, hoje sobraram pelo menos 24 com campanhas ativas. Apesar da diminuição do número total de iniciativas, boa parte das que ficaram de pé relatam crescimento em projetos inscritos e arrecadação, apontando para a seleção natural e consolidação do setor.
Candice Pascoal, Ceo e Co-fundadora da Kickante, uma das empresas de financiamento coletivo no brasil, afirmou em seu blog no portal Brasil Post “O potencial de crescimento no Brasil é enorme, essa forma de angariar recursos representa entre 0,3% e 0,03%, juntando-se com as outras formas de financiamento como a bolsa de valores, investimentos através de bancos. Embora não haja uma pesquisa exata sobre a fatia de mercado, existe um consenso de que sua utilização ainda é baixa, principalmente se considerarmos a adesão da população às redes sociais. Afinal, o Brasil está no top 3 do Facebook, top 2 do Instagram e top 10 do Twitter.”
Tahiana D’Egmont, presidente executiva da Kickante conta que a crise não afetou a empresa, mas que e sim ajudou e que foi uma benção para eles. O comentáiroTal afirmação ocorreu em uma palestra, no segundo dia da Innovators Summit, evento de inovação em São Paulo que aconteceu nos dia 16 e 17, essadesta semana.
Ricardo Politi, outro participante do evento e sócio da Broota (outra empresa de financiamento coletivo). neste ano as start-ups receberam cerca de R$ 14 milhões nas campanhas em seu site.
Em 2014, uma dupla intitulada de Irmãos Castro criou uma campanha para o financiamento de um jogo intitulado “A lenda do Herói”. Matheus Castro, um dos irmãos, diz que almejavam inicialmente R$ 180 mil reais para a realização do projeto, mas com receio de assustar o público, pediram R$ 125 mil. No fim, foram surpreendidos com R$ 258 mil reais em doações.
“No momento em que descobrimos o momento exato de lançar a campanha, nós tivemos certeza de que a campanha daria certo. No entanto, a campanha foi um sucesso muito maior do que esperávamos, o que nos deixou muito surpresos.” Relata Matheus Castro.
Tipos de Crownfunding
Existe quatro tipos de Crowfunding: Doação, Recompensa, Equity Crowfunding e Bebt Crowfunding.
Crownfunding de doação tem sido utilizado por grandes instituições de caridade. Por ser uma doação não há recompensa em troca de uma contribuição, as pessoas contribuem por acreditar na causa e não na expectativa de receber um item em troca. O Crownfunding de recompensa é o mais comum em todo o mundo, o contribuidor recebe uma recompensa oferecida na campanha. Já o Equity Crowdfunding se caracteriza como investimento no capital de uma empresa. Antes, era preciso buscar um grande investidor, mas agora é possível vender títulos da sua empresa para diversos contribuidores (neste caso, investidores) que apostam na sua ideia de negócio.
Por último, no Debt Crowdfunding, os investidores recebem seu dinheiro de volta com juros. Também chamado de peer-to-peer (P2P) de empréstimos, pois permite a concessão de empréstimos de dinheiro, ignorando os bancos tradicionais. Os contribuidores investem em uma ideia em que acreditam e, depois de um tempo, recebem o retorno financeiro de seu investimento.