Abastecimento de água deve ser normalizado amanhã
Redação DM
Publicado em 3 de março de 2018 às 00:28 | Atualizado há 7 anos
O bombeamento de água para abastecimento do Sistema João Leite foi retomado às 12h30 de ontem, 2, segundo a Companhia de Saneamento de Goiás, Saneago. Mesmo com o religamento das bombas, técnicos da companhia continuaram trabalhando ao longo da tarde, no cruzamento da 5 ª Avenida com a Avenida Independência, e o trânsito permaneceu complicado no local. O reabastecimento do Centro de Reservação Senac também foi retomado, conforme informado pela Saneago, por meio de nota.
O reservatório atende os bairros da Região Leste da capital, que devem ter o serviço de abastecimento normalizado ainda hoje. Já para os bairros localizados em regiões altas ou distantes do reservatório, como os de Aparecida de Goiânia, a água só deve voltar a correr amanhã. Para acelerar o processo de reabastecimento, a companhia solicita um “consumo moderado”. Moradores de bairros da Região Leste relataram problemas com falta de água ou com a chegada de água “barrenta”.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Jaime Câmara é responsável por levar água tratada para 42% de Goiânia. Segundo a Saneago, por conta das quedas de energia, a pressão na adutora praticamente dobrou e a estrutura rompeu. O registro, que foi rompido na 5ª Avenida com a Independência, e a tubulação foram trocados por novos. O trânsito ficou ainda pior no cruzamento, que tem sido utilizado como rota alternativa à Marginal Botafogo, que está com um trecho totalmente interditado em decorrência da destruição de parte do asfalto após fortes chuvas. A passagem pela Avenida Independência no sentido Setor Leste Universitário também ficou totalmente bloqueada.
ROMPIMENTO
Na tarde da última quinta-feira, 1, uma adutora de grande porte se rompeu em dois pontos. O acidente foi provocado por duas quedas consecutivas de energia elétrica na região, que causaram uma sobrecarga hidráulica. A adutora se rompeu no cruzamento da 5ª Avenida com a Independência, no Setor Leste Vila Nova e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Jaime Câmara, no setor Negrão de Lima. O incidente provocou a interrupção do abastecimento de água nas áreas atendidas pelo Sistema João Leite, em Goiânia.
Técnicos da Saneago foram deslocados até os pontos de rompimento para realizar a reparação da adutora. Em outubro do ano passado, em meio à crise hídrica na capital, uma adutora se rompeu, também no Setor Leste Vila Nova, e deixou 150 bairros sem abastecimento de água. A Companhia informou que a adutora que se rompeu em outubro não é a mesma de ontem, que ainda não havia apresentado problemas. A Saneago disse ainda que “os técnicos da companhia vão trabalhar ao longo da noite/madrugada até que o reparo seja concluído”.
O tempo entre o início do vazamento e a chegada da equipe da Saneago foi suficiente para alagar os dois pontos do incidente. Uma loja de colchões, que fica próxima da ETA Jaime Câmara, foi alagada e registrou prejuízos. Pelo menos 20 bairros ficaram sem água na tarde de ontem. A ETA Jaime Câmara capta e trata a água do Ribeirão João Leite, abastecendo cerca de 40% da capital.