Cotidiano

Acinove promove, nesta quarta, o Tombo da Polenta em Nova Veneza

Redação DM

Publicado em 20 de maio de 2025 às 13:46 | Atualizado há 6 horas

Tradição italiana é uma celebração coletiva, um ritual que une gerações e resgata a memória afetiva das famílias imigrantes que chegaram ao Brasil

A Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove), promove, nesta quarta-feira, dia 21 de maio, às 19h30, o famoso Tombo da Polenta, evento que marca o lançamento do 19º Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza, sob a coordenação da prefeitura municipal, a ser realizado entre os dias 5 e 8 de junho. A participação da Acinove no festival foi um convite feito pela Prefeitura de Nova Veneza e pela coordenação do evento.

O Tombo da Polenta será na Chácara Pedro Stival Eventos (Av. Moacyr Tavares Canto, s/n, Setor Angelina Peixoto) e é uma tradição italiana que consiste em despejar a polenta feita em grande panela numa tábua para a divisão entre os familiares. É um espetáculo que marca o ponto alto de algumas festas representativas, como o Festival Italiano. Neste caso, marcará o lançamento do evento. “O tombo da polenta é uma parte da festa que agrada a todos os participantes”, conta Mercedes Miquelina Sátiro, presidente da Acinove. “É um momento típico, de extrema alegria e comemoração, com cantoria e a participação de todos”, explica.

De acordo com Mercedes, o tombo da polenta é uma forma de homenagear e relembrar como as nonnas e mammas alimentavam suas numerosas famílias, com a polenta. “Prato da culinária italiana, a polenta era preparada em grandes panelas e, depois de pronta, era despejada, ou tombada, em uma tábua ou mesa de madeira”, explica ela. “Depois de todo o processo, as guarnições eram colocadas por cima, como molhos, queijo, manjericão… e a polenta era servida à família”, conta a presidente da Acinove.

Este ano, o Tombo da Polenta será o evento de lançamento do Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza. Para isso, serão usados, aproximadamente, quatro quilos de fubá de milho, 30 litros d’água e meio quilo de sal. Isso para render mais de 30 quilos de polenta que serão servidos para mais de 100 pessoas. A Acinove servirá a iguaria com molho bolonhesa, queijo e manjericão.

A Acinove

A Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove) surgiu através de um grupo de 16 voluntários, em 2023, iniciado por Eliana Mota, hoje vice-presidente da associação na Itália, com a missão de resgatar, preservar e divulgar a cultura italiana no município de Nova Veneza. A Acinove tem hoje em torno de 80 associados. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, indicadas por algum associado, aprovado em assembleia e que desejam contribuir com a missão da associação. A Acinove objetiva resgatar, preservar e difundir a cultura italiana no município, por meio de várias ações, como desenvolver e executar projetos culturais como a Semana Cultural da Italianidade e comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias