Cotidiano

Acordo de parcerias é assinado por governadores do Brasil Central

Redação DM

Publicado em 4 de junho de 2016 às 10:52 | Atualizado há 9 anos

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, esteve em Palmas (TO) nesta sexta-feira (03/06), onde participou do III Fórum dos Governadores do Brasil Central, presidido pelo governador Marconi Perillo.

Após ampla discussão pela formalização de um acordo interfederativo por segurança pública entre os estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, o protocolo, que teve José Eliton na linha de frente das articulações, foi aprovado por todos os governadores e demais representantes que participaram da reunião deliberativa na capital tocantinense.

Com a medida, torna-se oficial, a partir de agora, a união de esforços entre governos e diversas forças de segurança dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal, Tocantins e Goiás por estratégias e ações preventivas e de repressão a diversos crimes e, principalmente, contra o crime organizado, passando por questões como tráfico de drogas e armas e assaltos a bancos, entre outros.

O acordo interfederativo na Segurança Pública determina a criação de uma Câmara de Segurança Pública, integração do serviço de inteligência dos organismos governamentais, ações integradas entre instituições de segurança, reuniões de governança entre os órgãos voltados à obtenção de resultados, ações de prevenção de violências e ações de repressão qualificada da criminalidade, além da formatação de um Pacto de Segurança Integrado.  “Este consórcio, ao colocar a Segurança Pública como um de seus temas estratégicos, dá um exemplo ao Brasil”, sintetizou o vice-governador José Eliton.

Junto aos representantes dos estados que estavam na 3ª edição do Fórum de Governadores do Brasil Central, o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, defendeu a aprovação das medidas propostas. Às 11h24, após deliberação dos governadores, foi anunciada a aprovação do protocolo que, na sequência, foi assinado pelos governadores Marconi Perillo, Rodrigo Rollemberg (DF), Marcelo Miranda (TO), Confúcio Moura (RO), Reinaldo Azambuja (MS), pelo vice-governador Carlos Brandão (MA), e pelo o secretário de Planejamento do Mato Grosso, Marco Aurélio Marrafon, que na oportunidade representou o governador Pedro Taques.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias