Cotidiano

Alckmin se aproxima do Movimento Sem-Terra

Diário da Manhã

Publicado em 15 de janeiro de 2016 às 02:20 | Atualizado há 9 anos

SÃO PAULO — De olho nas eleições de 2018, o governador Geraldo Alckmin (PSDB)vem promovendo uma inédita aproximação com o MST, grupo tradicionalmente ligado ao governo do PT. Um dia depois de o governo paulista ter sancionado lei que autoriza a transmissão de lotes de assentamentos aos herdeiros, a liderança do grupo não escondia nesta sexta-feira a simpatia às iniciativas do tucano.

— Paradoxalmente, neste momento, o governo paulista foi mais competente do que o governo federal na questão agrária do país — disse, ao GLOBO, Delwek Matheus, uma das lideranças nacionais do MST.

Para a liderança do MST, a política agrária durante o governo Dilma regrediu:

— Há um retrocesso. Vimos nos últimos anos uma política agrária voltada exclusivamente para o interesse do grande negócio — reclamou.

Na quinta-feira, em evento no Palácio dos Bandeirantes, em que a nova lei foi sancionada, líderes de sem terra posaram ao lado de Alckmin sem ostentar símbolos vermelhos, como camisas e bonés, como tradicionalmente fazem. O MST, no entanto, garante que não há nenhuma aproximação política com Alckmin.

Alckmin disse que seu governo está atento às demandas do setor.

— É importante estar aberto ao diálogo. Quando a gente ouve mais, erra menos — disse ele, logo após o encontro com os sem terra.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias