Almanaque da Turma da Mônica dedicado às Forças Armadas é lançado pelo governo
Redação DM
Publicado em 18 de maio de 2018 às 12:13 | Atualizado há 7 anos
Nesta semana o governo federal lançou um almanaque de 100 páginas da Turma da Mônica sobre a indústria da defesa nacional. 200 mil exemplares foram impressos, custou cerca de 340 mil aos cofres públicos e será distribuída para as escolas militares a princípio.
No gibi, clássicos personagens da turma criada pelo cartunista Mauricio de Sousa aparecem na história cujo objetivo é o papel das Forças Armadas. Na história em quadrinhos Mônica, Cebolinha e Cascão conversam, por exemplo, sobre veículos militares e satélites espaciais.
Segundo o governo, a ideia de produzir o conteúdo veio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério da Defesa. A agência organizou uma cerimônia para fazer o lançamento do produto e convidou o próprio cartunista para participar do evento. Os direitos de imagem dos personagens foram cedidos pelo cartunista.
Mauricio de Sousa Produções afirmou por meio de nota que, “além de produzir os gibis de linha, que chegam às bancas todos os meses, os estúdios atendem necessidades específicas de órgãos governamentais, de ONGs e da iniciativa privada”.
“O conteúdo produzido leva à sociedade temas de interesse, que vão desde a função do Supremo Tribunal Federal, passando pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ética e cidadania com a CGU e MEC até a importância da doação de sangue. São cerca de 200 títulos já produzidos até o momento. Nesse universo, a publicação sobre a Indústria de Defesa Brasileira atende a encomenda resultado de uma parceria (…) apresentando, entre outros aspectos, temas como proteção das fronteiras, combate ao contrabando e profissões relacionadas às Forças Armadas”, diz o comunicado.
Com informações do Estadão
(Foto: Turma da Mônica/Divulgação)