Cotidiano

Aluno do ITA protesta de salto alto contra homofobia durante formatura

Redação DM

Publicado em 20 de dezembro de 2016 às 00:36 | Atualizado há 8 anos

No último sábado (17/12), Talles de Oliveira Faria, um formando do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), protestou contra a instituição durante sua cerimônia de formatura em São José dos Campos, interior de São Paulo. Um vídeo na internet registrou o momento que ele tira uma capa roxa e aparece de salto alto e com um vestido vermelho, no qual estavam alguns dizeres como “ITA, suas tradições: homofobia, racismo”.

Talles, que era militar da Força Aérea Brasileira (FAB), agiu em protesto contra a homofobia na instituição. Em entrevista ao Metrópoles, ele conta que o ITA é um ambiente com muita pressão psicológica e relata também ter sofrido perseguição. Até uma sindicância foi aberta pela FAB para apurar o comportamento do aluno e usaram o conteúdo de suas postagens no Facebook para gerar fichas de transgressão militar.

Nas mídias sociais, teve quem apoiou e quem criticou a atitude do rapaz. Na publicação da página Guarulhos Direita Conservadora, vários seguidores se posicionaram. “Achei uma falta de respeito com os colegas. Simplesmente ridículo. Se ele gay ou não o problema e dele, mas tudo tem a sua hora”, afirmou uma usuária.

“Acho que isso foi apenas uma resposta ao convite de se “retirar” do curso e por todos os insultos por ser homossexual. Parabéns moço que eu nem conheço. Metade desse povo que tá aqui criticando não tem cacife pra entrar no ITA”, parabenizou outra seguidora. Abaixo consta o vídeo que tem circulado nas mídias sociais que registrou o protesto de Talles.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias