Alunos das Escola do Futuro de Goiás garantem vaga em etapa nacional do Campeonato Internacional de Robótica
Redação Diário da Manhã
Publicado em 3 de junho de 2025 às 08:39 | Atualizado há 2 dias
A equipe de robótica Rassilianos, da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, conquistou o segundo lugar na categoria Cliff Hanger durante a etapa regional do campeonato de robótica promovido pela Federação Internacional de Associações de Esportes Robóticos (FIRA), realizado no último final de semana, em Goiânia. Com o resultado, os estudantes garantiram vaga na etapa nacional da competição, que será realizada de 21 a 23 de novembro, em São Luís, no Maranhão.
A etapa estadual reuniu jovens talentos de várias instituições de ensino. A EFG Luiz Rassi, unidade do Governo de Goiás, participou com duas equipes — Rassilianos Alfa e Rassilianos Beta — formadas por quatro integrantes cada, que competiram nas categorias Cliff Hanger, Cabo de Guerra e Missão Impossível. “Nossas equipes de robótica são muito empenhadas, assim como os professores das Escolas do Futuro, e isso deve ser celebrado. A vitória deles mostra também que os investimentos que fazemos na educação técnica em Goiás tem levado o nome de nosso estado para o Brasil e para o mundo”, comemora o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
O secretário destaca que a participação no evento reforça o protagonismo estudantil e o compromisso do Governo de Goiás com o desenvolvimento de competências técnicas, criatividade, inovação e trabalho em equipe, por meio da oferta de cursos gratuitos na área de tecnologia e inovação. As equipes fazem parte do Grupo de Cultura Maker e Extensão da EFG Luiz Rassi, que promove o aprendizado prático e a participação em eventos de relevância regional, nacional e internacional.
Nesta categoria, os robôs feitos e programados pelos alunos devem empurrar o robô do oponente para fora da arena enquanto desviam de obstáculos. Eram quatro times competindo por chave, vencendo quem somava mais pontos. O robô da equipe Rassilianos chegou a puxar 15kg, o que a deixou em vantagem em relação às demais. “O empenho dos novos integrantes e a união entre alunos, professores e direção escolar foram fundamentais para o excelente desempenho”, destaca o coordenador das equipes, Igor Matheus.
Se passarem da etapa nacional, os alunos irão para a final mundial da FIRA, que está prevista para acontecer em Daegu, na Coreia do Sul. Em 2024, a equipe chegou ao mundial, disputado no Maranhão. “Esses resultados são muito importantes para consolidar o projeto de cultura e extensão de robótica que vem sendo desenvolvido em nossa escola”, relata Vinícius Seabra, diretor da EFG Luiz Rassi.
As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino técnico-profissionalizante do Governo de Goiás, ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, são geridas em convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).