Cotidiano

Anatel amplia uso do 0303 para combater ligações indesejadas

Murillo Costa - Estágio DM

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 11:11 | Atualizado há 8 meses

Foram anunciadas novas medidas para ampliar o uso do prefixo 0303, com o objetivo de reduzir o volume de chamadas indesejadas aos consumidores.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), determinou que, a partir de 5 de janeiro de 2025, empresas ou organizações que realizam mais de 10 mil chamadas diárias serão obrigadas a adotar o prefixo em todas as suas ligações.

Anteriormente, o uso do 0303 era restrito apenas às empresas de televendas. Porém, um estudo da Anatel revelou que o grande volume de chamadas indesejadas é feito por poucas empresas. Elas se aproveitam do anonimato para insistir com chamadas indesejadas pelos consumidores.

As prestadoras de telecomunicações terão a responsabilidade de monitorar e identificar essas empresas, que terão um prazo de 60 dias para se adequarem, sob pena de bloqueio das chamadas.

“Origem Verificada” como alternativa

Uma novidade é a “Origem Verificada”, uma opção oferecida pela Anatel para empresas que não desejam adotar o prefixo 0303. Com essa funcionalidade, que já está em fase de testes, o consumidor verá na tela do seu telefone um selo indicando que a origem da chamada foi verificada, além das informações da empresa responsável. Isso proporciona maior transparência ao consumidor, ajudando-o a decidir se deseja ou não atender à ligação.

A expectativa é de que a prática de chamadas indesejadas diminua, dando maior segurança e comodidade aos consumidores, além de melhorar o controle sobre o uso das redes de telecomunicações.

A supervisão para garantir o cumprimento das novas regras será realizada mensalmente pela Anatel.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias