Aplicativo ajuda população a informar focos de incêndio em Goiânia
DM Redação
Publicado em 11 de agosto de 2025 às 07:17 | Atualizado há 3 horas
Com a chegada do tempo seco, aumentam os focos de incêndio. Diante disso, a Prefeitura de Goiânia reforça a divulgação de ferramentas tecnológicas que colocam o cidadão como aliado no combate às queimadas. O aplicativo “Monitor de Queimadas”, disponível gratuitamente para Android e iOS, permite que qualquer pessoa informe, em tempo real, a ocorrência de fogo em áreas urbanas e rurais.
As informações são encaminhadas automaticamente para um sistema integrado de agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana Ambiental e técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A partir disso, os profissionais recebem alertas diretamente nos celulares com as coordenadas geográficas, o que agiliza a resposta.
“O aplicativo foi pensado para facilitar o trabalho das forças de combate. Nosso objetivo é agir rápido para evitar que o fogo se espalhe”, explica André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Ele destaca que, além dos dados enviados pela população, o sistema também se apoia em informações geradas por satélites. “Estamos utilizando um conjunto de satélites que envia alertas de foco de calor. A tecnologia está nos ajudando a reduzir significativamente as queimadas em todo o Estado”, pontua.
O Cimehgo já monitora os focos de queimadas e emite boletins e mapas com prognósticos de risco de incêndio e áreas de maior probabilidade de ocorrência em todo o Estado. A denúncia pode ser feita de forma anônima. “Nossa meta é cercar os focos de incêndio com rapidez. Por isso, vamos ampliar o cadastro de servidores, da GCM e da Amma, para que mais equipes recebam os alertas diretamente e possam agir com agilidade”, complementa Amorim.
Somente em Goiânia, já foram contabilizados vários focos de calor desde o início do ano de 2025, e acende um alerta para o agravamento do período seco. A orientação é de não utilizar fogo para limpar lotes. A prática, além de crime ambiental, compromete a saúde, coloca vidas em risco e pode causar danos irreversíveis ao patrimônio público e ambiental. Em caso de incêndios de grandes proporções, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás pode ser acionado pelo telefone 193, além da Defesa Civil, pelo telefone 199.