Após surto da gripe H1N1, Ministério da Saúde libera vacinação antecipada
Redação DM
Publicado em 29 de março de 2016 às 15:10 | Atualizado há 9 anosO Ministério da Saúde vai permitir a antecipação da vacinação contra a gripe H1N1 depois do surto da doença em São Paulo. A data da campanha nacional foi marcada para o dia 30 de abril, porém, os Estados interessados poderão imunizar grupos considerados mais vulneráveis, antes da data prevista.
Em São Paulo, o primeiro lote da vacina tem previsão para ser liberado nesta sexta-feira (1°) e nos demais estados a partir de segunda (4).
A vacina contra a H1N1 é produzida pelo Instituto Butantã, em São Paulo, e por essa razão, segundo o Ministério da Saúde, o governo paulista vai receber o imunizante antes de outros Estados.
Apesar da mudança de estratégia para a vacinação deste ano para a gripe, uma condição foi imposta: os Estados deverão reservar pelo menos 30% do total das vacinas para usar no Dia D (30 de abril), pois o Ministério da Saúde acha indispensável manter a campanha, já que todos os anos ela tem potencial para atingir grande parte do público-alvo.