Aposentados se reúnem no Senado em ato contra reforma da Previdência
Júlio Nasser
Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 17:15 | Atualizado há 8 anosNa manhã desta segunda-feira, 13, cerca de 300 aposentados e pensionistas se reuniram no Senado, em ato contra a proposta de emenda constitucional que trata da reforma da Presidência. A medida que tramita na Câmara pode ser votada já neste primeiro semestre pelos deputados e senadores.
Conforme divulgado na Agência Brasil, o protesto ocorreu de forma pacífica e foi organizado pela Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, em parceria com o Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas. Os manifestantes representam cerca de 180 entidades de todo o país. Eles celebraram uma missa na Catedral de Brasília e em seguida caminharam pela Esplanada dos Ministérios até o Senado Federal.
Os organizadores da manifestação informaram que o movimento pretende entregar aos parlamentares emendas com propostas de mudanças à PEC 287/2016, que prevê alterações na previdência social. Segundo eles, a principal reivindicação é interromper a tramitação da matéria, uma vez que, grande maioria dos aposentados é contra o limite de idade de 65 anos e o tempo de contribuição de 49, estabelecidos na proposta encaminhada pelo governo federal.
Além disso, o grupo também pede que a reforma considere as diferenças regionais e entre trabalhadores da área urbana e rural.