Ataque do PKK contra delegacia da Turquia deixa cinco mortos e 39 feridos
Redação DM
Publicado em 14 de janeiro de 2016 às 06:55 | Atualizado há 11 anosDIYARBAKIR, Turquia – Militantes curdos lançaram um ataque com caminhão-bomba em um complexo da polícia na província de Diyarbakir, no Sudeste da Turquia, matando seis pessoas e ferindo 39, informaram autoridades de segurança nesta quinta-feira. Segundo relatos de testemunhas, a explosão destruiu a fachada de um prédio na pequena cidade de Cinar e causou danos nas áreas próximas, quebrando janelas e cobrindo as ruas de destroços. O ataque ocorre dois dias depois de um atentado realizado pelo Estado Islâmico (EI) em Istambul.
A região de maioria curda foi atingida por uma onda de violência desde que o cessar-fogo de dois anos entre o Estado e o PKK foi rompido em julho passado, reacendendo um conflito que já matou mais de 40 mil pessoas ao longo de três décadas. Coincidindo com o atentado a bomba, combatentes do PKK abriram fogo com rifles em outro complexo de segurança na área, desencadeando um tiroteio no qual não houve vítimas relatadas, disse o comunicado.
Dois parentes de policiais foram mortos no ataque com carro-bomba no edifício, junto com três pessoas cujos corpos foram retirados dos destroços. Ainda não há informação sobre a sexta vítima. Os feridos estavam sendo tratados em hospitais próximos.
O PKK lançou uma ofensiva contra o Estado turco em 1984 com o objetivo de alcançar a independência da região curda, se bem que agora luta mais para conseguir uma maior autonomia e maiores direitos para a maior minoria étnica do país. O conflito deixou dezenas de milhares de mortos.