Cotidiano

Avenida Castelo Branco pode ter nome alterado para Marília Mendonça, em Goiânia

Fernando Boeira Keller

Publicado em 11 de novembro de 2021 às 18:40 | Atualizado há 3 anos


O vereador Marlon Teixeira (Cidadania) entrou com uma proposta, nesta quarta-feira, 10, de alteração do nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Marília Mendonça, em Goiânia.

O político, além de entrar com a proposta que homenageia a cantora que cresceu e morou em Goiânia, também discute sobre nomes de avenidas ligados a políticos da ditadura militar.

“A Marília Mendonça representa o empoderamento feminino. Já o Castelo Branco foi o primeiro presidente militar. Nós precisamos de bons exemplos e ela é um exemplo melhor do que um presidente ditador que deu um golpe”, disse o vereador.

O projeto irá para a Procuradoria da Câmara e depois para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois disso, deve ser aprovada em duas votações.

“Vamos ver se haverá o apoio à cultura ou à ditadura. Esse projeto discute se devemos ou não continuar homenageando pessoas que fizeram tão mal ao nosso país”, completou Marlon.

Quem foi Catelo Branco?

O marechal Humbero de Alencar Castelo Branco foi um dos articuladores do golpe militar de 1964, e presidiu o país a partir deste ano até 1967. Seu governo foi responsável por implantar as bases da repressão que se estabeleceram no que ficou conhecido como “anos de chumbo”

Leia também


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias