Cotidiano

Avião cai no Pantanal e vítima é o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu

DM Redação

Publicado em 24 de setembro de 2025 às 15:33 | Atualizado há 2 semanas

O avião caiu na Fazenda Barra Mansa, cenário da novela Pantanal
O avião caiu na Fazenda Barra Mansa, cenário da novela Pantanal

O arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, de 62 anos, morreu em um acidente aéreo no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Reconhecido como pai das cidades-esponja, ele revolucionou o urbanismo com soluções contra enchentes e crises climáticas.

Professor da Universidade de Pequim e doutor por Harvard, Yu dirigia o Turenscape, um dos maiores escritórios de arquitetura paisagística do mundo. Ele atuou em mais de 70 cidades e foi consultor do governo chinês.

Inspirado pelas chuvas de 2012 em Pequim, defendeu áreas verdes e espaços alagáveis para absorver a água das chuvas. Sua proposta ganhou destaque no Brasil após as enchentes de 2024. Em palestra em Brasília, Yu afirmou: “O Brasil é a última esperança para salvar o planeta.” O auditório lotado demonstrou seu impacto global.

Nascido em Zhejiang, filho de agricultores, conquistou prêmios como o IFLA Sir Geoffrey Jellicoe Award (2020), o Cooper Hewitt National Design Award (2023) e o RAIC International Prize (2025). Preparava um documentário com o cineasta Luiz Ferraz, também morto no acidente.

O avião caiu na Fazenda Barra Mansa, cenário da novela Pantanal. As vítimas foram identificadas como o piloto Marcelo Pereira de Barros, o diretor Rubens Crispim Jr., o cineasta Luiz Ferraz e o arquiteto Kongjian Yu.

Foto: Divulgação

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia