Cotidiano

Bahia de sabores e tradições

Redação Diário da Manhã

Publicado em 21 de julho de 2025 às 13:10 | Atualizado há 41 minutos

Vista aérea do complexo da Costa do Sauípe: local já nasceu integrada ao projeto Tamar
Vista aérea do complexo da Costa do Sauípe: local já nasceu integrada ao projeto Tamar

Diário da Manhã faz imersão na tradição e gastronomia do norte baiano. A poucos metros do mar, quiosques servem pratos típicos da culinária local, reforçando a conexão com costumes ancestrais

Com músicas 100% brasileiras e uma atmosfera única, o complexo da Costa do Sauípe reúne adeptos do Brasil e do mundo que optam por uma experiência requintada e acolhedora, além de uma estrutura que consegue cativar todos os públicos. Poucos meses após sua reinauguração, o hotel Sol Grand Premium, parte do complexo hoteleiro da Costa do Sauípe (BA), celebra sua entrada no seleto ranking Travellers’ Choice 2025, reconhecimento concedido pelo Tripadvisor com base nas avaliações de viajantes do mundo todo. O hotel, que integra a plataforma de viagens e entretenimento Aviva, foi eleito o 6º melhor all-inclusive do Brasil e o 11º da América do Sul.

Em diversos pontos dos resorts, existem quiosques onde baianas caracterizadas preparam pratos típicos da culinária local, reforçando a conexão com costumes passados de geração em geração. Essa prática remete diretamente às referências presentes em obras de Jorge Amado, nas quais a gastronomia aparece como parte essencial da expressão cultural da Bahia. 

Assim como nos livros, onde o preparo de um vatapá ou de um doce carrega significados que vão além do sabor, ali também há respeito por tradições: ninguém além das próprias baianas têm acesso às cozinhas desses quiosques, preservando valores religiosos e familiares. Em um desses quiosques, experimentei o tradicional doce de estudante, popularmente conhecido como “punhetinha”, feito de tapioca, coco e açúcar — uma iguaria mencionada por Amado em trechos nos quais descreve as festas e sabores do Recôncavo.

Durante minha estadia, fiquei no Sol Grand Premium, um espaço com ambiente familiar, que oferece 256 apartamentos amplos de 35 metros quadrados, todos com cama king-size, duas camas de solteiro e opções adaptadas para pessoas com deficiência. São 16 suítes com dois ambientes, sala e dois espaços de sacada, um na sala e outro no quarto, garantindo ainda mais conforto. Já o Brisa tem um perfil mais voltado para casais, oferecendo uma proposta diferente, mas mantendo o mesmo padrão elevado.

O Sol Grand Premium possui selo Gold e já foi reconhecido como o sexto melhor all inclusive do Brasil e o 11º da América do Sul, mesmo com apenas seis meses de operação após aquisição da Aviva. Um dos diferenciais é o sistema gastronômico que não existe mais buffet central. Agora, o serviço é personalizado, com pequenas porções sempre quentinhas, o que reduz desperdício e melhora a experiência. Por lá, experimentei desde poke bowls, saladas leves e frutas picadas, até hamburgueria, panelinhas com camarão e frango, pizza e churrasco todos os dias. Tudo feito com produtos nobres, selecionados por nutricionistas.

Outro ponto que chamou minha atenção foi a estrutura da cozinha de restrições alimentares. Visitei o local e pude experimentar algumas das opções oferecidas, todas preparadas de forma personalizada para hóspedes com necessidades específicas, seja por motivos de saúde, alergias ou preferências alimentares. A cozinha é comandada pela chef Marta Vasconcelos, responsável por transformar o projeto em realidade. Segundo ela, a ideia de manter uma cozinha separada sempre foi um sonho, com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade no preparo dos alimentos destinados a esse público. 

Projeto

A Costa do Sauípe já nasceu integrada ao projeto Tamar. Lá acontece a famosa Caminhada das Tartarugas, onde os ovos recolhidos são levados até a praia para garantir a segurança dos filhotes no momento da eclosão. “Nestes 24 anos de parceria com o Projeto Tamar, já devolvemos mais de 500 mil filhotes de tartaruga marinha ao mar, além de apoio a pesquisas e conscientização das pessoas que passam pela Costa do Sauípe. Tornar esta relação mais sólida potencializará ainda mais o impacto positivo que podemos promover juntos na natureza, um objetivo que todos devemos ter em comum”, comenta Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva.

O Hot Park Costa do Sauípe, com previsão de ser inaugurado em 2027, contará com 100m² divididos em cinco lands. A Aviva, responsável pelo projeto, adota práticas de construção conservacionistas desde a década de 1960. Antes de qualquer obra, há uma identificação das árvores e animais nativos. Apenas 17% da área licenciada foi suprimida, o foco é proporcionar uma experiência imersiva na natureza, garantindo conforto térmico com ilhas de árvores, trilhas e áreas de preservação permanente.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias