Home / Cotidiano

Cotidiano

Bandeira do Brasil, um sinal que nos faz ser reconhecidos no mundo inteiro!

19 de novembro Dia da Bandeira

Imagem ilustrativa da imagem Bandeira do Brasil, um sinal que nos faz ser reconhecidos no mundo inteiro!

O dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à Bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Com esse fato, o Brasil deixou de ser uma Monarquia e tornou-se uma República, o que fez com que uma série de símbolos do país fossem substituídos, inclusive a Bandeira Nacional. Pois a primeira Bandeira do Brasil chamada de Bandeira do Imperial, a primeira da história brasileira em verde e amarelo tinha presentes os ramos de café e tabaco e a coroa Imperial, que mostrava que o país estava sob o comando de Dom Pedro I.

Assim o respeito aos símbolos nacionais faz parte da nacionalidade, da unidade do País, faz parte da cultura saudável de um povo. Afinal o símbolo criado para marcar o fim do Império e o início da República no país. Pois a Bandeira simboliza a soberania de uma nação, representando sua história, seus valores, suas lutas e uma infinidade de outros elementos e sentimentos de um povo em relação ao seu país.

E todo símbolo tem seus significados e a nossa Bandeira traz consigo rica nobreza.

Verde – representa a vegetação brasileira;

Amarelo – representa o ouro e as riquezas;

Azul – representa o céu e os rios brasileiros;

Branco – representa o desejo pela Paz.

Um símbolo nacional repleto de histórias e riquezas.


		Bandeira do Brasil, um sinal que nos faz ser reconhecidos no mundo inteiro!
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã, conversou com professor, Antônio Paulo, sobre a data da nossa Bandeira nacional, e seus significados.

Professor, Antônio Paulo, diz sobre a beleza da nossa Bandeira.

“Somos brasileiros privilegiados com a nossa Bandeira, pois ela é algo forte de se ver, cores fortes alegres e vibrantes, quando olhamos a nossa Bandeira ela nos faz lembrar da alegria do povo brasileiro” diz.

Antônio Paulo, diz sobre o símbolo da nossa Bandeira brasileira.

“A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam às riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz” explica.

Antônio Paulo, diz sobre o brasão da Bandeira.

“O brasão, também chamado de brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Os brasões geralmente têm como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais” esclarece.

Antônio Paulo, diz sobre o olhar voltado para nossa nação.

O Brasil a nossa Bandeira é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, rico em cultura, na fauna flora, muita água muito verde, uma culinária rica em temperos e iguarias, alegria que contagia, com aglomerado de pessoas cheios de afetividade povo caloroso receptivos, de festas e muitas comemorações, por causa do futebol, do Carnaval das Praias e onde as pessoas vivem bem, então nossa Bandeira por onde passa ou até mesmo se vê é símbolo de alegria e muita riqueza” pontua.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias