Barcas passarão a operar por sistema de intervalos em Niterói
Diário da Manhã
Publicado em 5 de outubro de 2015 às 22:12 | Atualizado há 10 anosRIO – A linhas Praça Quinze – Arariboia e Praça Quinze – Charitas, das barcas, passarão a operar em sistema de intervalos. De acordo com a determinação da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), durante os horários de pico da manhã e da tarde, as embarcações sairão em esquema de intervalos: a cada 10 minutos em Arariboia, e a cada 15 minutos em Charitas.
De acordo com a nova medida, não haverá mais grade de horário fixo nessas linhas durante o período. Com isso, segundo a secretaria, quando uma embarcação atingir a lotação máxima será imediatamente liberada para fazer a viagem, e a próxima embarcação sairá no intervalo pré-determinado, reduzindo assim o tempo de espera para as travessias.
O objetivo, segundo a secretaria, é melhorar os processos de gestão da operação, aumentar a transparência das informações operacionais com os usuários, reduzir os tempos de espera e evitar formação de filas. A mudança, que entra em vigor para o serviço Charitas no dia 19 de outubro, e na linha Praça Quinze-Arariboia no dia 26 de outubro.
A medida, segundo a secretaria, foi tomada após uma pesquisa realizada junto aos usuários do sistema aquaviário, que durou três semanas, e revelou que 82,43% dos passageiros de Charitas e 79,06% dos usuários de Arariboia preferem o novo modelo de operação por intervalos. Ao todo, 1.868 usuários foram ouvidos.
“O sistema de intervalos está baseado nas melhores práticas internacionais. Com a nova operação teremos mais flexibilidade para ajustar a grade de partidas nos horários de pico. O resultado para o passageiro será um serviço mais ágil e eficiente. Como toda mudança, teremos um período de adaptação e poderemos fazer ajustes sempre que necessário”, afirma, em nota, o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
A partir da próxima semana a concessionária CCR Barcas, responsável pelo transporte, fará uma campanha de comunicação aos usuários, que incluirá distribuição de panfletos, avisos sonoros, cartazes, além de informações por meio do site da empresa e redes sociais.