Batalhão Ambiental fecha garimpo e apreende 12 dragas de extração de ouro
Redação
Publicado em 14 de agosto de 2016 às 03:24 | Atualizado há 9 anosOperação foi realizada em Santa Rita do Novo Destino, Barro Alto, São Luiz do Norte e Uruaçu
Em operação especial, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar fechou um garimpo clandestino em Santa Rita do Novo Destino. Na ação – que também passou por Barro Alto, São Luiz do Norte e Uruaçu – foram apreendidas 12 dragas de extração de ouro instaladas no leito do Rio das Almas, que podem causar diversos prejuízos ao meio ambiente.
O garimpo atuava sem qualquer autorização. As atividades ilegais eram executadas em cima da nascente de um dos rios da região, danificando a área. No local, também foram encontrados dois caminhões caçamba e uma retroescavadeira que realizava a escavação e o transporte ilegal dos minérios.
Já as dragas, além dos danos à vegetação, tornam o solo do local extremamente arenoso, o que atrapalha a regeneração natural dos leitos. “Entre os danos, podemos destacar as erosões, o que também afeta de forma negativa matas e florestas”, explica. Elas são uma espécie de embarcação projetada para executar várias funções que digam respeito ao fundo de qualquer curso de água.
Policiamento ambiental
Considerando a grande extensão territorial do Estado e a necessidade de intensificar procedimentos táticos operacionais a serem desenvolvidos pela polícia na modalidade ambiental, além de buscar maior eficiência dos serviços prestados à população – no que diz respeito ao processo de defesa do meio ambiente -, o Comando de Policiamento Ambiental foi criado em 2010, por meio da Lei nº 17.091.
Os trabalhos especializados, no entanto, já eram realizados pela Polícia Militar desde 1987. O policiamento ambiental é responsável pelo planejamento de atividades em defesa do meio ambiente em todo o Estado.