Bombeiros atuam para conter incêndio que já devastou 25 mil hectares no Parque Terra Ronca
DM Redação
Publicado em 24 de agosto de 2025 às 14:20 | Atualizado há 3 horas
Brigadistas e bombeiros atuam para conter um incêndio de grandes proporções que já devastou cerca de 25 mil hectares de vegetação nativa em São Domingos, região do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter). A suspeita é de que o fogo tenha origem criminosa.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deslocou todos os especialistas em incêndios florestais que atuam no Nordeste goiano. São três brigadistas da Aliança da Terra e 12 bombeiros cedidos por convênio, além de servidores da Semad responsáveis pela coordenação. O grupo utiliza quatro viaturas, mochilas costais, sopradores e outros equipamentos no combate direto às chamas.
Apesar da gravidade do caso em São Domingos, o número de queimadas em Goiás apresentou queda expressiva em 2025. Entre janeiro e julho, foram 1.030 registros, contra 1.565 no mesmo período do ano anterior — redução de 34,1%. Esse é o melhor resultado desde 2019, quando o estado contabilizou 1.192 focos.
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a diminuição resulta tanto de maior volume de chuvas quanto do fim do ciclo do fenômeno El Niño, que agravou a seca em 2024. Ele ressalta também o amadurecimento das políticas de monitoramento e combate. “Ainda há pessoas que insistem em usar fogo para limpar áreas, mas é preciso lembrar que o decreto estadual proíbe essa prática durante o período de seca”, afirma.
Foto: Semad