Bonecas censuradas
Diário da Manhã
Publicado em 16 de dezembro de 2017 às 01:47 | Atualizado há 4 meses
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em parceria com o Governo do Estado, tem como tradição a distribuição de brinquedos para as crianças carentes dos municípios na época de Natal. Este ano, contudo, os 110 mil bonecos e bonecas compradas, que custaram um milhão de reais aos cofres públicos, já estão gerando polêmica. Isso porque os brinquedos simulam órgãos genitais.
Durante toda a semana, as bonecas foram o principal tema de discussão nas redes sociais. Algumas pessoas e políticos manifestaram revolta devido aos brinquedos oferecidos, já outros acharam inútil a discussão do assunto, considerando normal o modelo dos brinquedos. Um pastor de Águas Lindas, em áudio que se espalhou no WhatsApp, fala em reunir as bonecas para queimá-las durante o culto.
Contudo, o diretor-geral da organização, major Augusto, diz que ficou surpreso com a repercussão. Segundo ele, o Projeto Show de Natal realiza a distribuição de brinquedos para as crianças desde 1999, já é tradição no Estado e tem o intuito de levar alegria. “Respeito a opinião das pessoas e estamos à disposição para receber a devolução dos brinquedos”, diz.
De acordo com o diretor da OVG, todos os brinquedos que estão sendo distribuídos atendem às especificações técnicas definidas por órgãos de controle, para garantia de qualidade dos produtos, e foram adquiridos após pesquisa de mercado.
Os bonecos estão sendo distribuídos às crianças dos 246 municípios goianos, mas 1.600 caixas de bonecos ainda não foram distribuídas. Um grupo de vereadores de Jataí enviou um ofício para o prefeito Vinícius de Cecílio Luz, para que haja a proibição da entrega dos brinquedos. Para eles, o que mais causou espanto foram os bonecos com “genitália masculina travestida de menina”.
Em Edealina, os brinquedos foram distribuídos na última segunda-feira, dia 11. O prefeito Winicius Miranda não ficou satisfeito com o tipo de boneco oferecido pela organização e decidiu que na segunda-feira, dia 18 de dezembro, serão entregues à população outros brinquedos e àqueles que desejam devolver também poderão realizar a troca.
Em nota, a Prefeitura de Edealina pediu desculpas à população, e argumentou que o episódio, provavelmente, não passou de um equívoco. Ressaltou ainda a importância de valorizar a família, de uma boa e adequada educação para o futuro das crianças.
Mesmo com a polêmica, a OVG segue com a distribuição de brinquedos até o domingo, quando haverá shows artísticos e distribuição de brinquedos no Ginásio Goiânia Arena, a partir das 8 horas.
DEPUTADOS CRITICAM
Os deputados goianos Daniel Messac (PSDB) e Waldir Soares (PR) manifestaram-se contra a entrega dos brinquedos. Eles criticam o modelo dos bonecos, aparentemente, vestidas do mesmo jeito, sem definição de sexo, mas possuem simulações de órgãos sexuais de ambos os sexos. Para os parlamentares, eles podem ser interpretados como parte de uma “ideologia de gênero”.
Daniel Messac informou que já se manifestou à Secretaria de Estado e Educação (Seduce) sobre a sua posição e cobrou explicações sobre o dinheiro público aplicado na aquisição desses brinquedos. “Estão fazendo uma doutrinação da chamada ideologia de gênero, um mecanismo para destruir as famílias. Sou a favor da ideologia de Gênesis, que fala que Deus criou o homem e a mulher”, expõe.
Em suas redes sociais, o delegado Waldir ressaltou a falta de respeito com as famílias goianas. Conforme Waldir, as bonecas do sexo feminino possuem órgão masculino e os bonecos estão usando batom. “O mais preocupante é usar dinheiro público para incitar, incentivar a ideologia de gênero dentro de famílias carentes, quebrando a pureza e ingenuidade de nossas crianças, de quem foi a brilhante ideia de destruição de nossas famílias?”, disse o delegado em sua rede social.
Já a deputada estadual Adriana Accorsi (PT) diz se sentir triste em ver um parlamento com tantos problemas sérios para resolver, que angustiam a população, e ver parlamentares perdendo tempo e discutindo sobre os bonecos que estão sendo distribuídos.
Para a deputada, os bonecos são normais e que muitas crianças já tiveram brinquedos desta forma. “Parabéns à OVG que está doando brinquedos a crianças carentes e quanto aos deputados, vamos preocupar com os verdadeiros problemas”. Em nota, a OVG repetiu que as bonecas e bonecos estão dentro das especificidades técnicas estabelecidas pelos órgãos de controle e com vários brinquedos disponíveis no mercado, inclusive de grandes marcas, que apresentam a mesma forma.