Cabos soltos em postes causam mortes e aumentam risco em período de chuvas
DM Redação
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 10:55 | Atualizado há 7 minutos
Os cabos soltos em postes têm causado preocupação em várias cidades de Goiás, principalmente neste período de chuva, quando os riscos de acidentes aumentam. Dois casos recentes chamaram atenção e mostram o perigo dessa situação.
Uma adolescente morreu depois de levar um choque ao encostar em um fio solto no Centro de Goiânia. No dia anterior, um menino de 10 anos também perdeu a vida em Anápolis ao tocar em um cabo de energia de um poste que estava solto na calçada.
Especialistas explicam que em dias de chuva, a umidade aumenta a condução da energia, causando qualquer contato com cabos ainda mais perigoso. Ventos fortes e quedas de galhos podem agravar o problema, fazendo os fios se soltarem e ficarem expostos em locais de grande circulação de pessoas.
Em nota, a Equatorial Goiás informou que atua em Goiânia e região metropolitana para restabelecer a energia após o temporal, que registrou ventos de até 35 km/h e chuva de mais de 70 mm em alguns pontos. A empresa disse que quedas de árvores e quebra de postes danificaram a rede, mas equipes trabalham de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento.
A concessionária orienta que moradores registrem ocorrências nos canais de atendimento 24h, para agilizar o atendimento e priorizar áreas mais afetadas.