Home / Cotidiano

COTIDIANO

Café: muito mais do que uma simples bebida quente

Descubra os segredos por trás da popularidade mundial e dos benefícios à saúde do café, o queridinho das pausas no trabalho

Unsplash Unsplash

O café é uma bebida que faz parte do cotidiano do brasileiro há séculos. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, o que torna a bebida ainda mais presente na cultura e no dia a dia dos brasileiros.

Desde o café da manhã até o cafezinho após o almoço, passando pelo lanche da tarde e o cafezinho antes de dormir, o café é uma bebida versátil e muito apreciada pelos brasileiros. Além disso, o café é um ponto de encontro e de convívio social, tanto em casa como em cafeterias e padarias.

Não há nada melhor do que fazer uma pausa para o cafezinho durante o expediente de trabalho, não é mesmo? Essa é uma tradição bastante comum em muitos escritórios e empresas, e não é à toa. Além de ser uma pausa para descansar um pouco da rotina agitada, o café tem propriedades que podem ajudar a aumentar a concentração e a produtividade no trabalho.

O nutricionista Rodrigo Lamonier afirma que o café é saudável para o corpo e que seu consumo moderado está associado à redução de algumas doenças, como diabetes tipo II, doenças psiquiátricas e, ainda, pode auxiliar na melhora do foco e gerar efeitos positivos nas respostas de fome e saciedade.

Porém, para quem tem síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais, esofagite por doença do refluxo gastroesofágico, gastrite de grau moderado e superior, o profissional não recomenda o uso da bebida. Além disso, pessoas com quadro de enxaqueca também devem evitar o café por ser um dos possíveis gatilhos.

Mas e a quantidade, há algum limite de consumo de café por dia? Segundo Rodrigo, não há uma recomendação considerada igual para todos, já que algumas pessoas devem limitá-lo ou até mesmo evitá-lo.

"Para os que gostam e toleram bem o café, os benefícios à saúde que citei são com o consumo médio de 2 a 4 xícaras ao dia", diz Rodrigo.


		Café: muito mais do que uma simples bebida quente
Fernando Keller

Pixabay

E, sim, o café pode deixar a pessoa mais "ligada". O nutricionista explica que cafeína possui uma importante capacidade de inibir alguns receptores presentes na nossa musculatura e sistema nervoso central chamados de "receptores de adenosina" e também facilita a liberação de cálcio (que é muito importante na função muscular).

"Quando a cafeína se "liga" nesses receptores, ela aumenta a atividade de uma importante via conhecida como "bomba de sódio e potássio". A maior ativação dessa "bomba de sódio potássio" aumenta a excitabilidade da musculatura e diminui a sensação de fadiga, logo, o indivíduo consegue aumentar sua tolerância ao esforço das atividades exercidas. Essa excitabilidade em vias importantes também é a responsável pela "camuflagem" do cansaço e do sono", explica.

Para quem faz uso de medicamentos e gosta de tomar café, Rodrigo sugere que estas pessoas devem procurar seus médicos e para saber se não há interação do café com as medicações que forem prescritas ali.

"O café pode agir tanto no aumento quanto na redução da absorção de determinados medicamentos, podendo acentuar ou reduzir também a resposta do fármaco. Então, o ideal é você sempre perguntar ao seu médico se as suas medicações possuem interação com o café, já que dependendo do fármaco, doses ideais podem se tornar tanto excessivas quanto insuficientes", finaliza.

O café é sempre bem-vindo em alguns momentos do dia, especialmente quando se está com colegas de trabalho, mas, como dito acima, tudo em excesso pode fazer mal, portanto moderação é a palavra certa para ter em mente quando for consumir a bebida mais querida dos brasileiros.

Confira quatro cafeterias que o Diário da Manhã separou para você aproveitar o seu dia:

1- Café S/A. Localizada no Setor Marista, a cafeteria conta com um ambiente único e muito agradável, e seu cardápio é extenso, sendo que 95% dos produtos é de fabricação própria.

Endereço: Rua 30, 320, Setor Marista.

2- Café Cariño. Eleita a melhor cafeteria pela VEJA em 2018 e 2019, o local é aconchegante e oferece um serviço amigável. Os cafés são filtrados com grãos especiais de Minas Gerais e Espírito Santo, e possui um cardápio delicioso. Vale a pena conferir.

Endereço: Rua 1136, 530, Setor Marista.

3- Café Biano. O local conta com uma estrutura impecável, com dois espaços, um aberto e outro fechado, além de ser um dos mais apreciados pelos goianienses. O cardápio conta com os mais diversos tipos de café, acompanhados de doces ou salgados à escolha do cliente. Além disso, a equipe é rápida e muito cordial, não perca a oportunidade de conhecer.

Endereço: Rua T-55, 690, Setor Bueno.

4- Tema Café e Bistrô. Sucesso na capital, a cafeteria oferece bons protudos e conta com uma decoração que muda a cada seis meses. O local usa temas de séries e filmes e, por isso, é um diferencial na cidade. Mais que isso, é uma grande novidade e também oportunidade para conhecer com os amigos.

Endereço: Rua 1135, Quadra 240, Setor Marista.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias