Sob aplausos de milhares de militantes do União Brasil (UB) e aliados e gritos de “É competente/ É gestor!”, na noite de segunda-feira, 5, no espaço Dois Ipês, no setor Jaó, o empresário Sandro Mabel confirmou sua pré-candidatura ao Paço Municipal e reiterou que Goiânia necessita voltar ao eixo de desenvolvimento e crescer. No evento, o partido apresentou a candidata a vice, a tenente-coronel Cláudia da Silva Lira (Avante), considerada uma estratégia acertada, já que ela representa mulheres e uma área determinante - a Segurança Pública.
O gestor estava acompanhado da cúpula política de Goiás capitaneada pelo governador Ronaldo Caiado.
Ao lado do vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB; primeira-dama Gracinha Caiado e Bruno Peixoto, presidente do Legislativo goiano, o governador citou os principais atributos de Sandro e reiterou que está pronto para a campanha, pois gosta dela e a reconhece como lugar legítimo da democracia. Influenciada pelas convenções republicanas dos EUA, a festa do União estava bem organizada, colorida e repleta de agrupamentos, com música e batuques pelas ruas. Telões suspensos davam o tom moderno ao encontro e ajudavam ao público distante acompanhar os detalhes. Candidatos a vereador perfilavam suas equipes.
No discurso final, o governador lembrou que a política se efetiva nas campanhas, verdadeira festa democrática e olimpíada de competências. Ao falar de Sandro, fez questão de dizer que o conhece há muito tempo e seu nome foi escolhido após consultar a população. “As pesquisas diziam que o goianiense quer alguém que traga orgulho para a cidade. Então, peço a vocês: me dêem mais essa oportunidade em deixar essa capital linda em parceria com um prefeito competente! Vocês sabem que vou trabalhar até as 18h no governo. Depois vou balançar bandeirinha com vocês nas ruas”.
Sandro é ex-deputado federal e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Se consolidou nos últimos anos como líder industrial. Entrou na pré-campanha do UB após o grupo de Caiado e Daniel receber pesquisas de que o goianiense busca um gestor para administrar a cidade, assumindo uma colocação que foi ocupada por Iris Rezende em cinco mandatos. Daí Caiado e Daniel firmaram convicção de que Mabel tem os atributos para gerir Goiânia. “A escolha do Mabel não foi aleatória, foi fruto de quatro pesquisas qualitativas. Trabalho não para e podemos estabelecer esse mesmo ritmo na Prefeitura. Acreditem no Mabel que estou avalizando. Goiânia tem dinheiro. Basta não roubar e não deixar roubar!”, discursou Caiado.
Problemas
Por sua vez, no discurso final, antes do governador, Mabel prometeu resolver os problemas do Imas e Comurg. Criticou a falta de gestão. E se apresentou: “Goiânia está parada no tempo. Falta creche, posto de saúde, falta tudo! Quem ama cuida. E amo profundamente esta cidade. Amo desafios. Minha vida é feita de desafios! Ao contrário do que muita gente pensa, não nasci em berço de ouro, mas aprendi a lutar com meu pai”.
Em seguida, elogiou seu grupo político: “Daniel cresceu muito e está pronto para ser governador”.
Mabel emendou elogio ao “melhor governador do Brasil”: “Olha só a sorte nossa, prefeitos e candidatos aqui presentes: teremos Daniel como governador e teremos Caiado governador do Brasil! Quanto recursos e apoios teremos!”.
Vanderlan Cardoso anuncia Paulo Daher e gera crise no Progressistas
O senador Vanderlan Cardoso anunciou, nesta segunda-feira (5), em convenção do PSD, o médico e ex-vereador Paulo Daher para vice-prefeito em sua chapa à prefeitura de Goiânia nas eleições deste ano e gerou uma crise interna no partido Progressistas, presidido em Goiás pelo ex-ministro e presidente da Agehab, Alexandre Baldy. É que o PP está apalavrado com o empresário Sandro Mabel, pré-candidato do União Brasil. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, participou da convenção.
Na convenção do Progressistas, domingo, os 38 pré-candidatos a vereadores hipotecaram apoio a Mabel, na presença do empresário. O secretário estadual de Indústria e Comércio e vice-presidente municipal do PP, Joel Sant’Anna Braga Filho, irmão de Baldy, garantiu que o partido vai seguir com Mabel.
Na convenção, Paulo Daher, que preside o PP, deixou a ata da convenção aberta e, à revelia dos candidatos a vereador, confirmou ontem apoio a Vanderlan Cardoso.
O candidato do PSD havia convidado Lucena Hummel, presidente licenciada do Conselho de Contabilistas de Goiás, mas recuou diante do acordo com o Progressistas,
Joel Sant’Anna Braga Filho afirmou, aos jornalistas, que vai buscar a Justiça Eleitoral para garantir a aliança do PP com o União Brasil, em apoio a Sandro Mabel. “A maioria esmagadora do PP, os candidatos a vereador, por exemplo, querem caminhar com Mabel. Vamos buscar esse direito na Justiça”.
Até ontem Vanderlan Cardoso havia assegurado apoio apenas do seu partido, o PSD, ao projeto de concorrer, pela terceira vez, à prefeitura de Goiânia. Agora espera contar com o Progressistas, mas a questão vai ser disputada na Justiça Eleitoral.
Unindo a direita em Goiânia, Fred escolhe Rizzo, do Novo, como vice
Uma nova mudança estratégica do Partido Liberal (PL) em Goiânia visa fortalecer a união da direita. Após a substituição do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) pelo ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL-GO) como candidato à prefeitura da capital goiana, a chapa também passará por uma reformulação em sua vice.
Embora Humberto Teófilo (DC-GO) mantenha seu compromisso de apoiar a candidatura, o empresário Leonardo Rizzo, filiado ao Novo, assumirá o cargo de vice de Fred Rodrigues na disputa municipal. A confirmação da mudança foi feita por Alano Queiroz, presidente estadual do Novo, após uma reunião entre as siglas. “Acreditamos que o Partido Novo e o PL são a única e verdadeira opção de direita e a melhor para o crescimento ordenado de Goiânia”, afirmou Queiroz.
Fred Rodrigues, ao anunciar sua decisão em suas redes sociais, elogiou Leonardo Rizzo, destacando que o empresário “ajudou a construir a cidade” e “conhece a capital como poucos” e manifestou sua visão de que Goiânia deve retomar o status de “cidade da família”. As convenções partidárias de ambos os partidos ocorreram nesta segunda-feira (5), ocasião em que foi feito o anúncio oficial.
Rizzo, que anteriormente era pré-candidato do Novo à prefeitura de Goiânia, declarou ao portal Mais Goiás que aceitaria o cargo de vice, desde que o candidato majoritário aceitasse seu projeto para a cidade. “Entrei na vida pública para mudar o sistema. Quanto mais pessoas e mais partidos estiverem de acordo, melhor”, sublinhou.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) foi um dos presentes na convenção do PL que homologou Fred Rodrigues candidato à prefeitura de Goiânia.