Calendário do mês de agosto promete eventos astronômicos especiais
Fernando Boeira Keller
Publicado em 10 de agosto de 2021 às 17:02 | Atualizado há 4 anos
A agência espacial norte-americana, Nasa, irá transmitir online a chuva de meteoros, logo após este evento, Júpiter será vista do nosso sistema solar e acontecerá a segunda Lua cheia em menos de um mês.
Chuva de meteoros
O pico de chuva de meteoros Perseidas é esperado para os próximos dias 11 e 12 deste mês. O acúmulo de arolitos ocorre anualmente e cruza a trilha de destroços do cometa Swift-Tuttle.
Grande parte das luzes no céu é provocada por grãos de poeira do tamanho de uma ervilha, que formam “estrelas cadentes” quando queimam na atmosfera da Terra.
Neste mês, o espetáculo das luzes será visto melhor do Hemisfério Norte e o apogeu da atividade é aguardada para a madrugada do dia 12 de agosto. A Nasa irá transmitir online as Persedais na noite do evento.
Planetas brilhantes
Pouco depois das luzes no céu, Júpiter vai realizar seu próprio espetáculo. A Nasa prevê que no dia 19 de agosto, o planeta terá atingido a oposição ideal para ser visto do nosso lado do sistema solar.
Lua Azul
A Lua cheia vai marcar o fim de semana do dia 22 de agosto, porém, como é a segunda Lua cheia em um mesmo mês, ela é apelidada de “Lua Azul”.
A sua cor não é, de fato, azul, mas é esperada por ser rara no ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da Lua e que se repete a cada 29,5 dias ou mais.
Para que a Lua Azul aconteça, é preciso que a primeira Lua cheia aconteça no primeiro ou segundo dia do mês, que necessita ter 31 dias, o que é exatamente o calendário de agosto de 2021.
Leia também
- Além de Rossi, jogadores de Fluminense e Vasco sofreram assaltos recentes no Rio
- HGG realiza cirurgia craniofacial inédita em Goiás
- STF marca julgamento da revisão da vida toda do INSS e caso pode chegar ao fim ainda neste ano
- Zé Rafael tem vida nova no Santos e quer apagar má impressão do Palmeiras
- Livro retrata alma campineira a partir do Atlético