Home / Cotidiano

Novembro Azul

Campanha Novembro Azul alerta homens sobre prevenção ao câncer de próstata

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente no público masculino. Inca estima quase 65 mil diagnósticos da doença em 2022

Foto: Divulgação/Instagram Foto: Divulgação/Instagram

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) iniciou a Campanha Novembro Azul, que alerta os homens sobre o câncer de próstata. As ações seguem durante todo o mês para conscientizar a população da necessidade de fazer a prevenção. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima que quase 65 mil novos casos da doença serão diagnosticados no país até o fim de 2022. É o segundo tipo mais comum nos homens, atrás apenas dos tumores de pele.

Este ano, o tema da campanha é “Saúde Também é Papo de Homem”. Uma forma de mostrar ao público masculino que eles também devem procurar orientação médica. Uma pesquisa do Instituto Lado a Lado Pela Vida mostrou que 62% dos homens no Brasil, só vão ao médico depois de sentirem sintomas insuportáveis. “Isso significa que os homens não estão se prevenindo. É preciso ir ao médico para evitar a doença, e não simplesmente tratá-la”, alerta o médico urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), João Paulo Barbosa Oliveira.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se parece com uma castanha. Ela fica abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Os tumores na próstata aparecem quando as células começam a se multiplicar de forma desordenada.

Diagnóstico Precoce

Se descoberto no início, as chances de cura do câncer na próstata ultrapassam os 90%. A SBU recomenda que homens acima de 50 anos devem fazer consultas anuais com o urologista para avaliarem a saúde da próstata. Se houver casos de tumores na glândula em parentes de primeiro grau, este acompanhamento deve se iniciar aos 45 anos.

O exame capaz de identificar alterações na próstata é o toque retal e o PSA. “É preciso lutar contra o preconceito e incentivar os homens a procurarem o urologista. Muitos pacientes não vão ao médico por causa do exame do toque retal”, aponta o médico urologista e membro da American Urological Association (AUA), Antonio Flávio Rodrigues. Ainda de acordo com a SBU, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam em estagio avançado, o que dificulta a cura.

A ausência de sintomas não significa que não há problemas.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. "Os sinais mais frequentes no câncer de próstata são micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen e em alguns casos, disfunção erétil", aponta Rodrigues.

Já na fase mais avançada, o câncer de próstata pode causar dor óssea, sintomas urinários, insuficiência renal e fortes dores. Os fatores de risco vão desde a idade avançada, sendo mais comum o diagnóstico em pacientes acima de 65 anos, histórico familiar, alimentação inadequada a base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras e legumes, sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Tratamento

O câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A escolha da melhor forma de tratar a doença é feita individualmente pelo médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente. "Quando a gente faz a descoberta em estágio inicial, conseguimos chegar a taxas de cura que se aproxima de 90%. E quando a gente descobre um tumor de próstata em estágio avançado, isso muda um pouco. Dependendo do tumor, o tratamento em alguns casos precisa ser paliativo", explica o médico João Paulo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias