Campanha que escreve “digitau” com “u” deve ser julgada pela Conar após reclamações
Diário da Manhã
Publicado em 29 de janeiro de 2016 às 10:23 | Atualizado há 4 meses
Por uma nova campanha em que faz trocadilho com a junção das palavras “digital” e “Itaú”, o banco Itaú tem recebido críticas por parte de alguns brasileiros. Agora, por denúncias feitas, o banco precisará prestar contas ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária).
De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, do Jornal O Globo, o órgão teria recebido reclamações de consumidores que não se incomodaram com a “licença ortográfica” do comercial que usa a palavra “Digitau”. Pelas reclamações, a propaganda pode induzir as crianças a cometer erro de ortografia ao mostrar a palavra escrita de forma errada.
Foram recebidas queixas de 15 consumidores pelo Conar, segundo a Folha de S. Paulo. A página do Itaú no facebook também recebeu críticas sobre a campanha.
A Conar recebeu as reclamações e as aceitou, ainda foi informado que o processo de julgamento deve começar em março. O Conselho não pune com banições ou multas. Caso a campanha como antiética, o órgão irá pedir que o banco pare com as veiculações da campanha.
O Itaú Unibanco informou que o objetivo do comercial é promover os canais de atendimento digitais, e que a criação da palavra “Digitau” foi uma forma bem-humorada e publicitária de fazer a apresentação do “novo apelido do Itaú para sua atuação no mundo digital.”