Home / Cotidiano

COTIDIANO

Capital terá 50 pontos de Wifi público e gratuíto

50 pontos de Wi-Fi serão disponibilizados pela Prefeitura de Goiânia; outros 20 estão previstos para entrar em funcionamento até final de junho

Prefeito Rogério Cruz: “Implantamos o sinal de internet 5G,
que em março deste ano passou a alcançar toda Goiânia” Prefeito Rogério Cruz: “Implantamos o sinal de internet 5G, que em março deste ano passou a alcançar toda Goiânia”

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), em colaboração com a Superintendência de Ciência e Inovação, divulgou resultados dos investimentos destinados à segurança pública e conectividade.

“Foram vários investimentos feitos pela Prefeitura de Goiânia em termos de tecnologia, e nos preocupamos também com a conectividade do cidadão, ao implantarmos de forma ágil o sinal de internet 5G, que em março deste ano passou a alcançar toda a Goiânia, desde os bairros centralizados até os da periferia, democratizando o acesso”, observa o prefeito Rogério.

O Centro de Controle Integrado foi ampliado, contando com a participação de diversos órgãos, como a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Defesa Civil e técnicos especializados da Sictec.

Para promover a conectividade, foram instalados 300km de backbone e fibras de distribuição, permitindo o acesso à internet para câmeras de segurança e dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Além disso, estão sendo disponibilizados 50 pontos de Wi-Fi público gratuito, com 20 pontos previstos para funcionamento até o final de junho.

A Prefeitura de Goiânia atualmente conta com 50 dispositivos IoT instalados em pontos estratégicos da cidade, monitorando temperatura, umidade e pressão atmosférica, para prevenir desastres naturais, como enchentes, em áreas identificadas pela Defesa Civil.

No que diz respeito ao videomonitoramento, foram adquiridas 345 novas câmeras, incluindo modelos bullets, speeddome e LPR (leitura de placas), conectadas ao Centro de Controle Integrado, totalizando 3.195 câmeras de videomonitoramento em toda a cidade.

Uma Parceria Público-Privada foi estabelecida para ampliar o monitoramento, possibilitando o acesso do Centro de Controle Integrado a câmeras privadas externas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias