Cotidiano

Caso de racismo em atlética da UFG expõe conflitos e gera nova polêmica

Giovanna Gonçalves - Estágio DM

Publicado em 9 de abril de 2026 às 17:00 | Atualizado há 3 meses

Denúncia ocorreu em 2025, mas só veio a público após pressão de estudantes | Foto: Divulgação/UFG
Denúncia ocorreu em 2025, mas só veio a público após pressão de estudantes | Foto: Divulgação/UFG

Nota publicada nas redes sociais da “Mafiosa”, que foi excluida horas depois | Foto: Arquivo pessoal/Instagram

Nova publicação busca retratação | Foto: Reprodução/Instagram

“A Mafiosa repudia veementemente os atos racistas cometidos por um de nossos membros anteriores, que até então ocupava o cargo de presidente da atlética, em direção a outro membro da diretoria. Informamos que esse indivíduo não faz mais parte da pasta executiva, foi expulso da associação e não está autorizado a participar de atividades desenvolvidas pela Mafiosa”, diz o texto.

A situação teria ocorrido dentro da universidade e estudantes afirmam que havia testemunhas no momento.

A Associação Atlética Acadêmica Rodrigo Costa Sobrinho, conhecida como “Picareta”, do curso de Engenharia Civil da UFG, é citada por interlocutores como tendo associado o caso a um contexto mais amplo de conflitos entre atléticas.

Atlética não se pronunciou até o momento da postagem desta matéria | Foto: Reprodução/Instagram

Segundo uma universitária, que preferiu não se identificar, o atleta foi convocado tanto para o “Maior Inter” de 2025 quanto para o Jugs de 2026 (eventos acadêmicos esportivos), apesar do histórico de agressões, que já seria de conhecimento no meio da atlética.

Nas redes sociais, a vítima — que teve a identidade preservada — criticou a convocação:

“Se vocês [atlética de engenharia civil] querem colocar macho que descumpre medida protetiva pra jogar no time de vocês, têm que sustentar e postar no Instagram.

Desativaram a porra dos comentários porque estão com vergonha? Deviam ter mesmo. Bando de hipócritas do caralho”, escreveu no X (antigo Twitter).

Vítima comentou no post da convocação no Instagram, mas teve comentário apagado | FOto: Reprodução/X


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia