Home / Cotidiano

COTIDIANO

CCJ aprova condenação para quem retirar camisinha sem permissão de parceiro

Proposição foi votada na última quarta-feira, 27

Imagem ilustrativa da imagem CCJ aprova condenação para quem retirar camisinha sem permissão de parceiro

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votou pela aprovação do projeto de lei que determina a prisão de pessoas que retirarem o preservativo sem o consentimento do parceiro sexual antes ou durante a relação. A sessão que votou o parecer ocorreu na última quarta, 27 de setembro.

De acordo com o texto da proposta, poderá ser aplicada a pena de seis meses a dois anos, além do pagamento de multa para quem for condenado pelo crime. Segundo o relator do PL, deputado federal Felipe Fransischini (União Brasil/PR) aquele que comete tal ato, comete uma violação grave dos “diretos fundamentais da pessoa”.


		CCJ aprova condenação para quem retirar camisinha sem permissão de parceiro
Divulgação Facebook


"Há muitos desdobramentos da prática, tendo como principais a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis ou uma gravidez indesejada” pontuou Deputado Federal Felipe Fransischini (União Brasil/PR)

A prática é popularmente conhecida como “stealthing”, em tradução livre, “furtivo”, e conforme entendimento de estudiosos do tema, a definição de um tipo penal para tal, retira as vítimas de um vazio jurídico, tendo em vista a ausência de legislação específica sobre o tema. Atualmente, tais crimes são registrados como violação sexual mediante fraude ou estupro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Relações sexuais em que o “stealthing” é praticado, além de infecções sexualmente transmissíveis, traumas psicológicos e emocionais podem ser causados às vítimas, afetando a possibilidade da construção de novos relacionamentos afetivos e proporcionando transtornos a vida cotidiana.

Caso você leitor seja vítima deste fato ou algo semelhante, não se cale, denuncie, lembre-se que não é necessário acionar a polícia para que receba atendimento médico ou psicológico por meio do SUS, no entanto, não deixe de denunciar.

Ligue 190 – Polícia Militar ou Disque 180

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias