Cotidiano

Cedae inicia manutenção preventiva do sistema Guandu

Diário da Manhã

Publicado em 29 de outubro de 2015 às 09:05 | Atualizado há 10 anos

RIO – A Cedae iniciou na manhã desta quinta-feira a anunciada manutenção preventiva do sistema Guandu, que abastece o Rio e cidades da baixada Fluminense. O fornecimento de água foi suspenso às 8h e só deverá ser normalizado em 72 horas. A companhia de água pede que a população economize.

A manutenção preventiva do sistema Guandu deve terminar às 8h de sexta-feira. Moradores de locais ditos fim de linha, pontos que estão mais distantes do sistema de produção, como Duque de Caxias, Leme, Urca, Recreio e Santa Teresa, são os mais atingidos. Segundo a Cedae, as cinco regiões do Grande Rio deverão ser as mais suscetíveis a possíveis falta d’água até o próximo sábado.

Técnicos da empresa estão fazendo uma vistoria minuciosa dos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu. O trabalho envolve cerca de 300 pessoas em diversos pontos do Grande Rio.

Por conta da estiagem, houve este ano uma redução inédita na vazão do Rio Paraíba do Sul que chega à captação da Cedae, no Guandu. Mas segundo a empresa, a qualidade das águas distribuídas para 9,4 milhões de moradores da Região Metropolitana não foi prejudicada.

Já as cerca de 1,6 milhão de pessoas abastecidas pelo sistema Imunana-Laranjal, moradores do bairro da Ilha de Paquetá e dos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, tiveram seus abastecimentos normalizados. No entanto, a falta de chuvas preocupa, e novas paralisações no sistema dessa região, para reequilibrar a distribuição, não estão descartadas. De acordo com a Cedae, a manutenção no sistema Guandu já estava agendada, e não altera o funcionamento do Imunana-Laranjal.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias