Celebração cristã reúne aficionados em folia de reis
Redação DM
Publicado em 7 de janeiro de 2017 às 19:31 | Atualizado há 7 meses
Anote aí: domingo, 8, das 10h às 16h, no Condomínio Alta Vista, em Senador Canedo, a cultura popular brasileira se revelará em sua plenitude.
A exata mistura da religiosidade com a cantoria e os traços mais elementares da vida rural se manifestará na Folia de Reis Malhador, que completa 44 anos.
Pelo sétimo ano consecutivo, a família Machado realiza o encontro no condomínio de chácaras tendo em vista manutenção da memória, ligando, assim, o passado com o presente em uma celebração cristã.
O caso da folia de reis do Malhador é típico. Surgiu em um pequeno povoado de Pirenópolis em 1973. É conhecida como Folia dos Machados devido ao fato de o grupo de foliões ter sido criado pelo casal Vicente Machado e Isabel Gonçalves.
Este ano, o médico Juarez Antônio de Sousa recebe novamente diversos convidados que participarão do festejo durante todo o dia. “É uma celebração que não pode parar jamais. Por isso mantemos a tradição, tendo em vista levar esta mensagem aos mais novos que chegam”, diz.
Com origem na tradição católica, as folias surgiram em Portugal e foram, posteriormente, incorporadas na cultura brasileira durante o período de colonização, por volta do século 18.
Conforme Juarez, a folia tornou-se festejo folclórico principalmente no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
Cada grupo surge espontaneamente e traz uma forte carga cultural em seus atos, geralmente transmitida de geração em geração dentro das famílias.
A diferença das festas originais de Portugal para aquelas desenvolvidas no Brasil é o caráter religioso mais acentuado no Brasil. Entre os portugueses, o tom era de diversão, apesar do desenvolvimento musical ser um traço dominante nos estados brasileiros.
“Basicamente, os festejos repetem a passagem bíblica em que após o nascimento de Jesus, três reis magos – Gaspar, Baltazar e Melchior – viajam até Belém para visitá-lo e presenteá-lo com ouro, incenso e mirra”, diz.
Na manifestação cultural realizada no Brasil, a folia de reis integra um grupo de foliões e chega tocando e cantando nas residências determinadas.
A encenação desta visita dos reis magos na casa de quem recebe os foliões marca o festejo religioso, que pode ter música e comidas típicas.
Geralmente, as casas são decoradas com flores coloridas e um presépio, segundo Juarez o “objeto que simboliza o nascimento do menino Deus”.
A folia do Condomínio Alta Vista terá café da manhã às 10h, durante a saída, e almoço às 12h. A celebração cristã se encerra às 17h.
O convite é um quilo de alimento, agasalhou cobertor, que serão doados para instituições que necessitam de auxílio.
Contatos para os festejos podem ser realizados com o organizador da festa pelo telefone 98432-0300.