Chá musical aproxima apreciadores da música clássica
Redação DM
Publicado em 4 de julho de 2016 às 15:53 | Atualizado há 7 mesesA música erudita apresentada nos espaços privados da Capital é a grande novidade no circuito cultural goianiense.
No último sábado, 2, a segunda edição do Chá Musical, produzido pela pianista Mirian Camelo Bezerra de Menezes, lotou o espaço cultural Pizzaria Gepetto, localizado na rua 1.013, setor Pedro Ludovico.
Em vez de música pop, sertanejo ou outras ambientações musicais características de bares e restaurantes, uma nova proposta: quartetos de corda, música de câmara, aproximação entre músicos e plateia.
Músicos de orquestras do Estado de Goiás apresentaram peças eruditas, a história da composição, as carcaterísticas dos instrumentos e a importância de W. A Mozart para a música clássica.
A apresentação de um quarteto de cordas – n. 3 em sol maior, KV 156 (134b) – serviu para acompanhar a degustação de pizza e também chá.
O quarteto de cordas integrado por Isaias Tavares (viola), Ivan Mattos (violino), Carmela de Mattos (violino) e Gustavo Santos (violoncelo) apresentou maturidade para interpretar Mozart, um músico que costuma exigir muito das cordas em termos de passagens rápidas, arpejos e técnicas (como o pizzicato).
O ambiente transportou o público para outra era. E a música completou a contextualização histórica.
Também pianista de destaque, Mirian resolveu retirar o caráter mais sisudo dos recitais e tornar a ação dos músicos didática e menos ‘sacralizada’.
INTERNACIONAL
Principal ativista da Corporação Internacional de Músicos (CIM), Mirian tem realizado diversos eventos em Goiás, com músicos jovens e internacionais que se destacam no campo erudito.
A produtora afirma que Goiás terá novos eventos musicais com a chancela da CIM. Mirian diz que não é preciso abrir mão da estética em um evento que busca simplicidade. Para ela, nestes eventos, o menos e mais.
Durante a apresentação do quarteto, crianças brincavam de bailarinas, jovens tiraram dúvidas sobre instrumentos e adultos reconheceram a verve caracterísica do fraseado mozarteano.
Que venham novos eventos da CIM!