Home / Cotidiano

Cotidiano

Chegou o mês de junho, vamos pra Festa junina

Viva São João! Trem bão demais da conta!

Imagem ilustrativa da imagem Chegou o mês de junho, vamos pra Festa junina

As festas juninas são uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. É tempo de Arraiá, de forró e muita comida gostosa. O tempo frio é um convite para as brincadeiras e danças. As festas juninas fazem homenagem aos santos do mês (Santo Antônio, São João e São Pedro) e têm muitos jogos, diversões, comidas, costumes e tradições.

Assim como outras tradições, a Festa Junina teve influência do povo português, no século XVI. A típica comemoração esteve por muito tempo relacionada à religião, tendo como origem a celebração pagã para homenagear os deuses da fertilidade.

  • Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho. É considerado o santo casamenteiro e ajuda a achar objetos perdidos.
  • São João é comemorado no dia 24 de junho. Também ajuda as moças a encontrar um marido.
  • São Pedro é comemorado no dia 29 de junho. Ele encerra as festas do mês de junho e é o protetor das mulheres viúvas.

Essas festas são realizadas nas escolas, nas ruas dos bairros, nos clubes, em fazendas e sítios, e também nas principais Paroquias de toda cidade. Nessas festas acontecem muitas brincadeiras, como: correio elegante, bingos, leilões, pescaria, cadeia, entre outras. As comidas são deliciosas e as bebidas bem quentes para espantar o frio. Dentre elas: pamonha, canjica, maçã do amor, amendoim torrado, batata doce assada, bolo de fubá, cocada, pé-de-moleque, pipoca, milho, quentão e vinho quente.

A tradição das Festas Juninas se mantém através do uso de costumes, onde a linda e típica decoração junina alegra todo ambiente da festa, com bandeirinhas coloridas não podem faltar, barraquinhas, vestidos bem rodado, o chapéu, a quadrilha, a fogueira, os fogos e as músicas caipira acompanhada de um sanfoneiro não pode faltar.

O Diário da Manhã, conversou com pessoas que são veteranos de festas juninas.

Maria Auxiliadora, aposentada, relata que em todas as épocas de festa junina trabalha como voluntária fazendo comidas típicas da festa. “Durante 20 anos sou voluntária nas festividades juninas do bairro onde moro, as escolas e paróquias próximas me chamam para fazer parte da equipe de organização das festas, onde me dedico aos doces como maçã do amor, pé-de-moleque, mané pelado, canjica, entre outras doçuras, as pessoas responsáveis pelas compras dos produtos me solicitam a lista, eles compram os produtos e assim com muito carinho realizo a fabricação de parte dos doces típicos das festas juninas”


		Chegou o mês de junho, vamos pra Festa junina
Gynaberg Reis

Ivone Almeida, costureira, nos conta que nesta época confecciona muitos vestidos de tecido de chitão, camisas xadrez, e alguns artesanatos de tecido para decoração. “A demanda de confecção de vestidos e camisas nesta época cresce bastante, pois todos os anos, as mães desejam fazer uma produção inovadora nos vestuários de suas crianças, para as fotos se tornarem lembranças de momentos únicos dessas festividades”

Ivone Almeida, também nos relata que ela confecciona vestidos para um grupo de danças que se apresentam todos os anos cujo nome do grupo é (Maria Bonita). “Confecciono mais de 30 vestidos caipira para um grupo de dança onde todos os anos é uma modelagem diferente, a demanda é grande, mas ao final é muito gratificante saber que estou contribuindo para a alegria de muitos”

Joaquim Justino, mecânico, nos conta que em sua Paróquia ele é quem fala ao microfone durante as festas anunciando os bingos e leilões. “Para a festa ficar animada assim que o público vai chegando gosto de falar ao microfone as características de cada um, levando sempre na brincadeira para que a noite de festa possa ficar cada vez mais divertida”.

Justino relata como começa toda a sua participação ao microfone. “Ei você aí com dedão do pé fora da botina, e calça rasgada, vêm até aqui comprar o seu bingo, não fique fora dessa pois se você ganhar o bingo, a botina nova já está garantida, com isso o público já está em gargalhadas, e assim dou continuidade em toda anunciação da festa até ao final”.

“De músicas, á remendos de vestidos, fazemos a alegria nos Arraiá”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias