Chuvas começam a retornar a Goiás impulsionadas pelo fenômeno La Niña
DM Redação
Publicado em 12 de outubro de 2025 às 20:54 | Atualizado há 6 minutos
O tempo em Goiás começa a mudar com a chegada do fenômeno La Niña, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A chuva retornou neste domingo (12/10). A previsão aponta aumento da instabilidade em diversas regiões, com destaque para o centro, sul e noroeste do Estado. A frente fria que avança sobre Goiás intensifica a nebulosidade e favorece áreas de instabilidade, criando condições propícias para pancadas de chuva e rajadas de vento.
Em Goiânia, os próximos dias devem ter chuvas isoladas, segundo Wendell Sialho, meteorologista do Inmet. As temperaturas devem variar entre 22 °C e 30 °C, podendo atingir 34 °C na próxima quinta-feira (16/10). A umidade relativa do ar, que estava em torno de 30%, tende a subir gradualmente, alcançando 40%. O calor ainda predomina, mas a frequência das chuvas pode ajudar a reduzir as temperaturas nas próximas semanas.
O fenômeno La Niña, provocado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, altera os padrões climáticos e influencia diretamente o regime de chuvas no Brasil Central. Em Goiás, ele costuma aumentar a frequência das precipitações, principalmente por meio da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema responsável pela distribuição de chuvas durante a primavera e o verão. A atual fase do La Niña teve início em setembro e pode se estender até fevereiro de 2026.
A Defesa Civil alerta para os riscos que acompanham o retorno das chuvas, com recomendação de cautela em áreas vulneráveis, como regiões sujeitas a alagamentos ou deslizamentos. A população deve redobrar os cuidados no trânsito durante os temporais e acompanhar os avisos oficiais emitidos pelos órgãos meteorológicos e de emergência. (Vídeo: Chuva forte arrasta barracas no início da noite deste domingo (12/10) no Bairro da Vitória).
Foto: Tiago Caleb